Consumidores podem denunciar falsa promoção

Selo de qualidade promete acabar com má fama da maquiagem de preços. Foto: Banco de dados

Marcada para 28 de novembro, a quinta edição da Black Friday Brasil, evento que promete bons descontos nas compras no comércio eletrônico, quer provar que aprendeu com os erros das edições anteriores, criticadas pela maquiagem de preços. Descontos mais modestos e maturidade dos varejistas devem marcar a versão deste ano.

Para acabar com a má fama, a organização do evento criou selo de qualidade para identificar as lojas bem intencionadas. Até agora, 420 varejistas mostraram interesse em obter a qualificação, mediante aceitação do cumprimento do código de ética

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Em 2013, a média das ofertas ficou por volta dos 50% de desconto. Artigos da área de moda tiveram as maiores reduções de preços. Já os eletroeletrônicos apresentaram a menor margem para descontos na última versão.

Segundo a organização, o varejo brasileiro aderiu ao Black Friday em 2010. Muito conhecido nos EUA, acontece no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, 27 de novembro. No ano passado, a movimentação no mercado nacional atingiu R$ 770 milhões. O valor médio gasto pelos consumidores foi de R$ 396 por compra.

Mario Longato, professor da Escola de Computação da USCS (Universidade de São Caetano do Sul), lembra que o aumento dos preços foi ferramenta muito utilizada nas edições anteriores. “É preciso ficar atento, também existem coisas boas, eu mesmo já comprei e tive desconto de quase R$ 200”, ressalta.

O professor afirma que os consumidores devem buscar produtos que realmente necessitam. “Não adianta comprar só porque está barato. A orientação é ver o que precisa e, ai sim, começar a pesquisar”, diz.Longato diz que é preciso ficar atento à segurança virtual, pois muitos sites não têm estrutura.

Em nota, o Procon orienta os consumidores que é importante verificar os preços cobrados antes do dia marcado para o evento, para não cair na armadilha de promoções que não são tão vantajosas como o anunciado. Outro ponto é o armazenamento de dados. É de extrema importância ler a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados. O Procon também sugere que o consumir – imprima e/ou salve todos os documentos (telas) que demonstrem a compra e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc).

Consumidores podem denunciar falsa promoção

Caso se depare com problemas como: promessa de promoção com preços iguais aos praticados dias antes da Blacky Friday, ou mudança de preço no momento da finalização da compra feita via internet, por exemplo; denuncie em nossas redes sociais. No Twitter (@proconspoficial) use a “hashtag” #deolhonaBlackFriday envie o print da página com o problema.

O mesmo procedimento pode ser feito no Facebook (www.facebook.com/proconsp). Todos os casos serão analisados pela Diretoria de Fiscalização do Procon-SP para possível abertura de processo administrativo quando houver indício de lesão aos direitos dos consumidores.

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