Animais perdidos em enchentes ganham proteção preventiva

Moradores da comunidade Maurício de Medeiros, do Jardim Irene, em Santo André, estão participando de um projeto-piloto do Semasa e da Prefeitura que vai proporcionar mais segurança a seus animais de estimação. Batizado de Nupdec Animal, o projeto cadastra, vacina, castra e oferece o RGA (Registro Geral Animal) a pets dos moradores da área de risco.

O objetivo é preventivo – caso ocorra algum evento extremo que obrigue a saída dos moradores do local, como um alagamento, seus animais terão garantia de abrigo. Como estarão vacinados, não haverá risco à saúde das pessoas por conta do convívio com os animais em abrigo. Além disso, como ganham o RGA, caso se percam, também será mais fácil localizar seus donos.

Newsletter RD

Cerca de 100 pets já foram cadastrados e a vacinação está marcada para o próximo dia 4, terça-feira, na Unidade de Saúde do Jardim Irene. Após a vacinação, os pets serão encaminhados para castração em clínicas particulares.

O projeto é uma parceria da Defesa Civil (vinculada ao Semasa), da Zoonoses (Secretaria Municipal de Saúde) e da ONG WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal).

NUPDEC – Nupdec é a sigla para Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil. Ele é formado por moradores de comunidades sujeitas a riscos. O objetivo da formação dos núcleos é apoiar as ações da Defesa Civil na prevenção de riscos e para agir em situações de eventos climáticos, se necessário. Em Santo André são 11 regiões que formam os Nupdecs e 50 moradores de áreas de risco sentiram a necessidade de discutir políticas públicas para os animais em situação de risco e desastres, criando o Nupdec Animal.

Para mais informações sobre famílias que cadastraram seus animais, entrar em contato com a assessoria de imprensa do Semasa.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes