Câmaras saem de uma eleição e entram em outra

Legislativo de São Bernardo vai priorizar orçamento 2015. Foto: Banco de dados

Depois de passar 90 dias de letargia, a reboque da campanha eleitoral, a pauta das sete Câmaras seguirá viciada em voto. A eleição geral termina neste domingo (26), mas, na sequência, os vereadores do ABC incrementarão as articulações para outra disputa: o comando das Casas.

A partir de 2015, uma nova mesa diretora será composta em todos os legislativos municipais. Por se tratar do biênio que antecede a sucessão municipal de 2016, a definição será ainda mais carregada pelo viés político. “É claro que quem for eleito já vai dar uma sinalização do desenho das forças políticas para 2016”, destaca o presidente da Câmara de São Bernardo, Tião Mateus (PT).

Newsletter RD

Com o calendário reduzido por conta da Copa do Mundo e das eleições, a rotina de aprovação em plenário neste semestre será restrita à apreciação da peça orçamentária, pauta obrigatória para o início do recesso parlamentar de fim de ano. “Este ano foi atípico mesmo. Nosso projeto agora mais importante da pauta é mesmo o orçamento 2015”, destaca o vereador de Santo André Marcos Pinchiari (Pros).

São Caetano
A Casa que ainda vive uma expectativa diferenciada é em São Caetano. Os 19 vereadores aguardam o envio, por parte do TCE (Tribunal de Contas do Estado) da contabilidade da Prefeitura referente ao exercício de 2012, último ano da gestão do ex-prefeito José Auricchio Júnior (PTB). Isso porque o atual prefeito, Paulo Pinheiro (PMDB), acusa o antecessor de ter deixado uma dívida de quase R$ 300 milhões. Se o fato for mesmo comprovado, deverá constar nesse apontamento do TCE.

Diadema
Já no Caso da vereança diademense, a expectativa, além do orçamento, fica por conta do processo que apura o pedido de cassação da vice-prefeita Silvana Guarnieri (PTB), que teria firmado contrato com Prefeitura de outro Estado, mesmo sendo vice e secretária na cidade do ABC, fato vedado pela legislação local.

Mauá
O Legislativo de Mauá também vive a atmosfera de mudança no quadro por conta da cassação do vereador Manoel Lopes (DEM), devido ao uso irregular do espaço de uma escola pública para distribuir material de campanha. Na sessão desta semana, a cadeira do parlamentar já ficou vazia. No lugar de Lopes deve assumir a suplente Vanessa Bonfim.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes