MP indicia organizadas de Palmeiras e Santos por briga

O integrante da torcida organizada do Palmeiras, Jorge Luiz do Carmo de 27 anos, presta depoimento nesta terça-feira (21), na 2° delegacia de São Bernardo. (Foto: Daniel Sobral)

Após briga entre palmeirenses e santistas na Rodovia Anchieta, em São Bernardo, que resultou na morte de Leonardo da Mata Santos por atropelamento, o Ministério Público indiciou as torcidas organizadas Mancha Alviverde e a Torcida Jovem na segunda-feira, que tiveram seus integrantes envolvidos na confusão no último domingo.

Para levar o caso aos tribunais, o MP considerou o desrespeito ao Estatuto do Torcedor, o prejuízo de danos e o não pedido de reforço policial por parte dos santistas, mesmo com o alto histórico de violência entre torcidas rivais. Promotor de Justiça do Consumidor e responsável pelo caso, Roberto Senise Lisboa destacou que o inquérito foi instaurado pela gravidade do caso. “Levamos como base a ampla repercussão na imprensa e a condução das investigações do caso”, afirmou.

Newsletter RD

O promotor, que ficou conhecido no meio esportivo por tentar livrar a Portuguesa do rebaixamento do Campeonato Brasileiro do ano passado, afirmou que as instituições tem prazo para responder aos indiciamentos. “A Torcida Jovem e a Mancha Verde devem se manifestar de forma escrita em até 20 dias em resposta oficial direcionada ao Ministério Público”, disse Senise.

Além de Leonardo, que não conseguiu se recuperar, outros dois torcedores ainda estão feridos por conta da briga. O caso mais grave é o de Eli Simão da Silva, que sofreu traumas no crânio e no abdome, além de fraturas na face e nos membros inferior e superior esquerdos, e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas. Já Marcio Ramon de Souza, de 34 anos, está internado no Hospital Mário Covas, em Santo André, com politraumatismo.

Na confusão, quatro palmeirenses foram detidos e Anderson Ricardo Figueiredo Veras, que estava no Pronto Socorro Central, em São Bernardo, também foi levado para o Centro de Detenção Provisória no mesmo município, após receber alta. Identificado com o responsável por atropelar Leonardo e outros seis palmeirenses, André Maceno Apocalipse ainda é aguardado no 2º DP de São Bernardo nesta terça-feira para se entregar à polícia e prestar depoimento.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes