UBSs de São Bernardo realizam campanha em combate ao câncer de mama

ão Bernardo realiza mais uma ação para a prevenção do câncer de mama. (Foto: Divulgação)

Neste sábado (18), 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Bernardo estarão abertas, das 8h às 17h, para atender à população feminina para complementar a programação do Outubro Rosa, movimento internacional de luta contra o câncer de mama. Os casos que apresentarem alguma suspeita serão encaminhados para realização de mamografias, independente da faixa etária.

Devem fazer os exames mulheres entre 40 e 50 anos que não tenham realizado mamografia nos últimos dois anos. As pacientes acima de 50 anos que não tenham examinado as mamas nos últimos 12 meses também serão aconselhadas a fazer a mamografia.

Newsletter RD

Para a coleta do exame Papanicolau não há restrição de idade, desde que a mulher não esteja menstruada e não ter tido relação sexual 24 horas antes da coleta do material. Recomenda-se também que não seja usada pomada vaginal até três dias antes do exame.

São realizadas anualmente duas campanhas para a detecção precoce do câncer de mama e do colo de útero, em outubro e a outra, em março, durante o mês da mulher.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes