Desempenho da indústria paulista preocupa

Montadoras sofrem com indústria de veículos. Foto: Divulgação

A Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp) divulgaram pesquisa sobre o desempenho da indústria paulista em agosto. Apesar de estável na comparação com julho, numa análise mais profunda vemos que os próximos meses são preocupantes. Não há perspectiva de melhora no desempenho do setor manufatureiro. Comparado com o mesmo mês do ano passado, houve queda de 7,1% na atividade da indústria. O cenário negativo mês a mês, desde abril do ano passado, irá refletir no acumulado de 2014. Assim, a previsão é de que o desempenho da indústria retraia algo em torno de 5%. Com isso, diminuem as ofertas de emprego e o comércio sente o efeito.

Veículos
Outro dado preocupante refere-se à indústria de Veículos Automotores. Houve ligeira queda de 0,1% em agosto, ante o mês anterior. O mesmo percentual de queda foi detectado nas Horas Trabalhadas na Produção, enquanto que o declínio no Total de Vendas Reais foi de -4,7%. Estes números refletem diretamente o ABC, região com grande número de empresas do setor.

Newsletter RD

Químicos
Outro segmento de extrema importância para manutenção de vagas de emprego no ABC registrou baixa. A indústria de Produtos Químicos teve retração de 3,3% do componente Total de Vendas Reais. O desempenho mensal ficou 1,6% menor. A atividade no setor de Máquinas e Equipamentos apresentou sua sétima queda consecutiva, de 1% em agosto ante julho.

Nacional
Os números nacionais indicam o mesmo cenário paulista. Em agosto de 2014, a produção industrial nacional avançou 0,7% frente a julho. O setor industrial acumulou queda de 3,1% nos oito meses do ano, intensificando, portanto, o recuo de 2,6% registrado no primeiro semestre de 2014. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Bronca
Empresários do Pólo Industrial Sertãozinho, de Mauá, estão em pé de guerra com a administração pública. Tudo porque o Executivo passou a cobrar a incidência do ISS ou do ICMS nas operações de industrialização sob encomenda. Os industriais entendem a taxa como bitributação. Apesar das várias reuniões entre as partes, o caso foi parar na Justiça.

Bronca 2
Num momento de declínio contínuo do desempenho das indústrias e cenário de retração, a queda de braço entre a Prefeitura e os empresários pode deflagrar a debandada de indústrias. A questão já foi aventada por inúmeros industriais. Quem está de olho no imbróglio são as outras cidades do ABC, sedentas em busca de novas empresas e mais receita.

Combustível
A urna eletrônica não utiliza gasolina para funcionar, mas caso o governo federal resolva aumentar o preço do combustível antes do fim das eleições deste ano, o equipamento pode falhar. Não falhar no sentido de não funcionar, mas falhar ao registrar os votos da candidata a reeleição. Assim, aumento, só depois de outubro, avisou o ministro da Fazenda Guido Mantega.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes