Marinho: “Pouco importa quem vai ser o adversário”

Prefeito de São Bernardo coordena campanha de Dilma em São Paulo

O prefeito Luiz Marinho concedeu nesta quarta-feira (1º/10) entrevista exclusiva ao RD sobre os mais recentes números das pesquisas eleitorais e a disputa entre Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) por uma vaga no segundo turno da corrida presidencial.

Marina está à frente de Aécio, mas a diferença entre os dois, que chegou a ser de 20 pontos, agora é de cinco pontos, segundo o Datafolha. As quedas seguidas da ex-ministra reacenderam a esperança do PSDB de passar para a próxima fase da disputa.

Newsletter RD

“É uma briga entre os dois, uma boa briga, e nós estamos assistindo. Estamos trabalhando para a vitória da Dilma, isso que é importante do nosso ponto de vista, independente do que acontecer. Em tendo segundo turno, que é uma grande possibilidade, para nós pouco importa quem será o adversário”, afirma Marinho, que coordena a campanha da Dilma no estado de São Paulo.

O prefeito reforça: “Time que está ganhando não escolhe adversário, simplesmente se prepara para ser campeão”.

A “desidratação” de Marina foi reflexo direto dos ataques da campanha de Dilma Rousseff. Por isso, há quem avalie que está nas mãos do staff petista definir que quer enfrentar no segundo turno. Intensificar os ataques até domingo poderia provocar novas quedas nas intenções de voto de Marina, aumentando as chances de Aécio ir para a próxima etapa.

“Vício do cachimbo”

Marinho diz que não se surpreendeu com a queda de Marina Silva registrada nos últimos levantamentos. “Não surpreendeu, tínhamos segurança deste cenário. Cheguei a falar que estávamos no meio de uma comoção nacional e que iria passar. Passada a comoção teríamos a disputa real, que é o que está acontecendo”.

“Tínhamos segurança de que ela iria apresentar contradições. Conheço a Marina, é uma pessoa que a gente gosta inclusive. Até lamento os caminhos tomados, mas Marina é uma militante temática. Ela sempre militou em um tema. A hora que sai desse tema ela se confunde, como tem acontecido”, disparou, em referência à militância histórica da ex-senadora na área do Meio Ambiente.

O petista exemplificou: “A insegurança dela é como o vício do cachimbo. Se você sempre fumou o cachimbo de um lado da boca, vai entortar aquele lado. Depois não consegue consertar mais. A Marina é uma militante temática, sabe bem debater esse tema, mas na hora que é confrontada com outro tema não consegue ter o mesmo desempenho.”

Números

De acordo com o mais recente levantamento do Datafolha, divulgado nesta terça-feira (30), Dilma Rousseff tem 40% das intenções de voto. Marina Silva aparece com 25% e Aécio Neves tem 20%. Na simulação de segundo turno, a presidente tem 47% e a ex-senadora alcança 43%.

O Ibope apresentou números semelhantes: Dilma com 39%, Marina com 25% e Aécio com 19% no primeiro turno. Na simulação de segundo turno, a petista aparece com 42% e a pessebista com 38%.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes