Tribunal de Contas suspende licitação na Craisa

Licitação tem como objetivo contratar empresa para fornecer refeições a servidores

A Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) teve que suspender uma sessão de abertura de envelopes de licitação que estava prevista para acontecer nesta segunda-feira (22).

A concorrência tem como objetivo contratar empresa para fornecer refeições a servidores. O processo licitatório foi paralisado por determinação do TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Newsletter RD

A decisão do TCE ocorreu após questionamentos feitos por uma das empresas interessadas em participar do certame, a Núcleo Oasis Alimentação Comercial, que alega que o edital contém itens irregulares.

Entre os pontos questionados está o fato de o edital dar o direito à Craisa de fazer vistoria prévia na cozinha industrial das participantes da licitação, antes da definição do vencedor.

Outro item contestado exige – ainda na fase de habilitação -, a apresentação de alvarás da vigilância sanitária dos veículos a serem utilizados para o transporte das refeições.

Justificativas
O conselheiro Valdenir Antonio Polizeli avaliou que as exigências não podem ser utilizadas como critério para excluir concorrentes da licitação, porque não estão previstas na Lei de Licitações. (8.666/93). Polizeli afirmou que “há indícios de uma aparente ameaça ao que dispõe” a legislação.

O TCE solicitou que a prefeitura justifique os pontos contestados na licitação da Craisa e envie uma cópia do edital. “Determino também […], que o correspondente procedimento seja sustado de imediato e assim permaneça até que profira decisão final sobre o caso”, afirmou o conselheiro Polizeli, em seu despacho.

Outro lado
Procurada pelo RD, a Craisa se pronunciou em nota: “A Craisa informa que a demanda solicitada pelo TCE foi encaminhada nesta segunda-feira, e agora, a decisão compete ao tribunal que deverá dar um retorno nos próximos dias com as novas diretrizes, caso as mesmas se façam necessárias”.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes