Cubana Omara Portuondo faz show em São Paulo

Omara Portuondo tinha começado sua carreira como bailarina na Cuba pré-revolucionária. Dançava no night club Tropicana quando foi levada pela irmã, Haydée, para integrar o quarteto vocal feminino Las DAida (onde ficou por 15 anos), que acabou se tornando uma atração popular em Havana. Foi nessa época que ela ganhou o apelido de “Namorada do Fílin”, por ter aprimorado sua técnica no chamado “feeling”, transmutação do bolero popularizado por cantoras como Doris de la Torre, Elena Burke e Rene Barios nos anos 1950.

“Eu cantava no Hotel Nacional naquele tempo, no Cuarteto DAida. Conhecia todos os músicos da época, todos os grandes maestros. E todos eles me diziam que eu devia gravar um disco. Eu não acreditava neles, e quando vi estava gravando com eles. Nem me dei conta. Mas eu nunca excursionei com esse álbum, é a primeira vez”, relembrou Omara, falando ao jornal O Estado de S.Paulo por telefone, na quarta-feira, 26.

Newsletter RD

Quem chamou para si a responsabilidade de gravar seu primeiro disco foi o maestro Julio Gutierrez, com sua orquestra. O selo da época era o venezuelano Velvet. Em 2007, Magia Negra foi relançado e Omara não estava nem sabendo disso também. “Nunca soube desse disco, até agora. Achei que seria bom cantar novas versões de suas músicas num show, porque os números musicais são bons, são de primeira linha”, ela contou.

Omara é uma das últimas grandes divas de uma música de grande requinte musical, e que ela domina inteiramente em todas suas facetas. Por exemplo: o son cubano, que mescla os elementos harmônicos europeus com elementos rítmicos africanos, tem 14 tipos distintos. As diferenças entre os diferentes estilos explicam-se pelos variados acentos. No son montuno, há uma alternância entre o vocal principal e o coro. No bolero-son, “o tempo é mais lírico, intimista, sentimental”, como explica o maestro Juan de Marco González.

Essa riqueza e versatilidade da música cubana nunca foi efetivamente fechada ao mundo, apesar do bloqueio revolucionário. Nos anos 40, Dizzie Gillespie começou a tocar jazz com percussão afro-cubana, o que parecia uma invenção americana. Mas fora um cubano, Mário Bauzá, um dos maiores músicos cubanos da História, que começou, na orquestra de Chick Webb, em 1933, a fazer aquilo que nos Estados Unidos acabou se chamando de afro-cuban jazz.

Omara fez o próprio blend desses gêneros, a partir de sua própria experiência mestiça. Ela só veio pela primeira vez ao Brasil nos anos 1990, quando os cubanos de sua geração estavam gravando discos sob a batuta do britânico Nick Gold. “Não me interessa falar do tempo perdido. Gosto de falar da vida em movimento”, diz. Ela manteve desde sempre uma ligação muito forte com a música do País. Fã de Chico Buarque (com quem chegou a gravar em Cuba) e Bethânia, gravou em 2004 uma faixa com Carlinhos Brown no disco Flor de Amor (2004). Em 2008, fez um disco e um DVD com Maria Bethânia, Omara Portuondo e Maria Bethânia, um grande sucesso. Omara contou que está trabalhando com música para um balé e também para um filme, mas não deu muitos detalhes. Disse que sempre quis voltar a trabalhar com a dança, porque em seu tempo “não havia balés negros” e as possibilidades que surgiram hoje.

Entre os novos talentos da música, Omara elogiou a cantora espanhola Concha Buika, que disse que é “muito boa”, e foi ao programa de Danilo Gentili há dois dias, onde comeu pão de queijo (uma das coisas do Brasil que mais ama). “Estão dizendo que o Buena Vista vai acabar. Mas a música cubana não tem fim”, ela afirmou, no programa de TV.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes