Grevistas vão trancar portões da Cidade Universitária

Os funcionários grevistas da Universidade de São Paulo (USP) prometem fazer um “trancaço” em todos os portões da Cidade Universitária, na zona oeste da capital paulista, nesta quarta-feira, dia 20. Segundo o Sindicato dos Funcionários da USP (Sintusp), que organiza o ato, os portões serão fechados das 4h30 às 20h30 e “ninguém poderá entrar no câmpus”.

Para garantir que os grevistas possam aderir à paralisação durante todo o dia, o Sintusp diz que vai instalar churrasqueiras nos portões. “Já pedimos para todo mundo trazer carne, linguiça e frango, porque na hora do almoço terá gente com fome”, afirmou Magno de Carvalho, diretor do Sintusp.

Newsletter RD

Os funcionários são contrários ao reajuste zero de salários de servidores técnico-administrativos e de professores da USP. A decisão da instituição de não reajustar o salário foi tomada em conjunto com as outras duas universidades estaduais – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) -, o que motivou o início da greve de funcionários e docentes nas três instituições, no dia 27 de maio.

O pedido dos grevistas é de reajuste de 9,78%. As três instituições afirmam que não têm condições orçamentárias para fazer o reajuste. Os funcionários também protestam contra o corte de salários de grevistas da USP durante a greve. Segundo Carvalho, funcionários técnico-administrativos de todas as unidades da universidade tiveram salários cortados. “São milhares de funcionários, mas não temos o dado de quantos precisamente.”

Os grevistas protestam também contra a proposta do reitor da USP, Marco Antonio Zago, de criar um plano de demissão voluntária e flexibilização de jornada de servidores técnico-administrativos como forma de desinflar a folha de pagamento e combater a crise financeira da instituição.

O plano também inclui a possibilidade de redução de jornada de funcionários com diminuição salarial e a transferência de dois hospitais – o Hospital Universitário e o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais de Bauru – para a Secretaria Estadual de Saúde. A proposta foi apresentada na sexta-feira, 15, a cerca de 80 diretores de unidades da universidade.

Carvalho afirma que o Sintusp não concorda com o plano apresentado pelo reitor. “Isso vai destruir a qualidade da USP. Vai comprometer a qualidade de dois hospitais de referência e demitir 3 mil funcionários. É o sucateamento da universidade”, afirma.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes