Faixa exclusiva no Rudge Ramos reduzirá viagem em 10 minutos

Passageiros devem ser beneficiados com redução no tempo entre 8 e 10 minutos. Foto: Valmir Franzoi

São Bernardo anunciou vai aderir à faixa exclusiva de ônibus e, com isso, passar a ser a terceira cidade do ABC a contar com o serviço. A avenida Doutor Rudge Ramos é a primeira via a adotar a novidade, desde o dia 11 de agosto. Quem já ouviu opiniões do prefeito Luiz Marinho (PT) sobre o tipo de medida se surpreendeu com o anúncio da Administração, porque o petista sempre se mostrou resistente às faixas exclusivas.

Marinho argumentava que era mais importante construir corredores de ônibus. Desde que a gestão Fernando Haddad (PT) adotou uma política de rápida expansão das faixas exclusivas nas avenidas da Capital, outros municípios seguiram o modelo. Santo André adotou a faixa nas avenidas Perimetral e Firestone e nas ruas Carijós, Arthur de Queirós, General Glicério, Siqueira Campos e Luiz Pinto Fláquer. Mauá implantou o espaço reservado para os coletivos na avenida Barão de Mauá.

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A razão que levou São Bernardo a adotar a faixa exclusiva na avenida doutor Rudge Ramos foi tentar melhorar o fluxo dos muitos ônibus que passam pela via, principalmente nos horários de pico. “Há um contingente muito grande de usuários de ônibus. Estamos falando em cerca de 85 mil passageiros/dia. Somando isso aos 70 mil passageiros dos intermunicipais, estamos falando em 150 mil usuários”, contabiliza Alécio Batista, diretor da ETC (Empresa de Transporte Coletivo de São Bernardo).

Pelos cálculos da ETC, os passageiros devem ser beneficiados com uma redução no tempo de viagem entre 8 e 10 minutos. Mas essa vantagem só deve se materializar dentro de algumas semanas, por causa do período natural de adaptação. Os motoristas devem se acostumar aos poucos com a nova exigência de evitar andar na faixa da direita da avenida. A faixa exclusiva funciona por toda a extensão da avenida Doutor Rudge Ramos, de segunda a sexta-feira, entre 6h e 9h e das 16h às 19h30, em ambos os sentidos da via. A multa para o motorista que desobedecer a nova regra ainda não tem data para começar a ser aplicada.

Mudanças viárias – Foram realizadas mudanças no sistema viário do bairro Rudge Ramos também com o objetivo de melhorar o tráfego na área. A mudança incluiu o fechamento da conversão à esquerda para acessar a rua do Sacramento. O novo acesso, inclusive para retorno, pode ser feito entrando à direita, na rua Anchieta (que passa a ser mão única), à esquerda na rua Maurício Jacquey e novamente à esquerda na rua Gasparini, que também passa a ser sentido único. No local foi feita uma abertura no canteiro central e instalado um semáforo.

O principal projeto de São Bernardo na área da mobilidade é a construção de 11 corredores de ônibus. Cinco deles, que totalizam 39 quilômetros de extensão, devem começar a ser construídos nas próximas semanas. A data exata de início das obras ainda não foi divulgada. “Efetivamente, os trabalhos já iniciaram. Em paralelo a isso, a Prefeitura executando todos os processos de desapropriações”, afirma a coordenadora do Grupo de Trabalho Mobilidade do Consórcio Intermunicipal, Andrea Brisida. A construção dos corredores de ônibus de São Bernardo vai exigir a desapropriação de 198 imóveis, segundo o município.

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