Acidente com Campos faz Ibovespa ter sessão de perdas

A Bovespa abriu em alta, seguindo o exterior, e operou assim até a hora do almoço, quando as especulações em torno da morte do presidenciável Eduardo Campos começaram a bater nas mesas de operações. A confirmação de que o candidato do PSB estava no avião que caiu em Santos, sem sobreviventes, levou a uma onda generalizada de vendas que “maltratou” sobretudo de Petrobras. O mercado recuperou o fôlego comprador à tarde, em meio ao vencimento do Ibovespa futuro e ao vencimento de opções sobre Ibovespa, mas não sustentou e acabou fechando abaixo dos 56 mil pontos.

O Ibovespa encerrou o dia em queda de 1,53%, aos 55.581,19 pontos. Na mínima, chegou aos 55.239 pontos (-2,13%) e na máxima, 56.736 pontos (+0,52%). No mês, voltou a acumular perda, de 0,44%, enquanto, no ano, sobe 7,91%. O giro, reforçado pelo exercício, somou R$ 15,492 bilhões.

Newsletter RD

Petrobras PN caiu 5,15% e Petrobras ON, 4,98%, entre as maiores quedas do índice.

Vale e siderúrgicas operaram em baixa o dia todo, refletindo do descontentamento com indicadores na China. Vale PNA recuou 2,38%, ON, 2,09%, Gerdau PN cedeu 2,69%, Metalúrgica Gerdau PN, 3,16%, Usiminas PNA, 1,90%, e CSN ON, 2,19%.

O valor acrescentado da produção industrial da China teve crescimento de 9,0% em julho, ante o mesmo período de 2013, de alta de 9,2% em junho. O resultado ficou em linha com a expectativa dos analistas. O indicador que mede as vendas no varejo da China registrou elevação de 12,2% em julho ante o mesmo período do ano anterior, desacelerando em relação ao crescimento de 12,4% observado em junho. Analistas projetavam avanço um pouco maior, de 12,5% em julho.

Segundo operadores, o pregão foi todo contaminado pelas dúvidas sobre como ficará o cenário eleitoral sem a presença de Campos, com o mercado na defensiva. Para José Roberto de Toledo, coordenador do Estadão Dados e colunista do Estadão, a morte de Eduardo Campos tem potencial para revirar o cenário eleitoral e político do País.

A hipótese mais cogitada é de que a vice na chapa de Campos, Marina Silva, será agora a candidata. E isso pode levar a disputa para o segundo turno de fato, mas pode atrapalhar a candidatura de Aécio Neves. Segundo o diretor de pesquisas para mercados emergentes do Eurasia Group, Christopher Garman, caso Marina Silva se torne a candidata do PSB à Presidência, fica dividida a disputa da oposição para chegar ao Palácio do Planalto.

Antes da tragédia, porém, o sinal de alta predominava na Bolsa brasileira, inspirada pelo desempenho positivo das bolsas norte-americanas. Os índices acionários em Nova York sustentaram o sinal de alta a tarde toda, e, no fechamento, o Dow Jones registrou +0,55%, aos 16.651,80 pontos, o S&P subiu 0,67%, aos 1.946,72 pontos, e o Nasdaq registrou valorização de 1,02%, aos 4.434,13 pontos.

As vendas no varejo dos EUA em julho, piores do que o previsto, engrossaram o debate sobre a política monetária, ao sugerirem que os juros podem, de fato, como afirmou o Federal Reserve, ficar por mais tempo nos atuais níveis. As vendas ficaram estáveis em julho. Excluindo automóveis, subiram 0,1%. Economistas consultados pela Dow Jones Newswires previam alta mensal de 0,2% no resultado geral e de 0,4% excluindo automóveis.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes