Morre o candidato Eduardo Campos

Avião cai sobre casa ao lado de uma academia em Santos (SP), na manhã desta quarta-feira (13). (Foto: Delamonica)

Minuto a minuto

20h43

Newsletter RD

O gravador de voz do Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, que caiu na cidade de Santos (SP) matando o candidato do PSB ao Planalto, Eduardo Campos, já foi localizado e está em mãos da equipe do Centro Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, Ceripa, de São Paulo. O gravador de voz traz os 30 últimos minutos de conversa na cabine, assim como as conversas com o funcionário de terra da base aérea de Santos.

19h12

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, convocou coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira, 13, para se pronunciar sobre a morte do ex-governador Eduardo Campos (PSB). “Eduardo era um dos grandes representantes da boa política. Convivi com ele por 20 anos”, disse, lembrando que os dois trocaram mensagens pela última vez no domingo, quando Bernardo, o filho de Aécio, teve alta do hospital. “Guardarei com muito carinho a mensagem que recebi de Eduardo no Dia dos Pais”, afirmou o tucano.

19h06

O avião Cessna 560XL em que viajava o candidato do PSB à presidência, Eduardo Campos, decolou 8 minutos antes do previsto do Aeroporto Santos Dumont, no Rio. O plano de voo apresentado pessoalmente por um dos pilotos à Sala de Informações Aeroportuárias, às 22h26 de terça-feira, 12, previa que o jato partiria às 9h29 desta quarta-feira. O voo decolou às 9h21, com previsão de chegada na Base Aérea de Santos por volta das 10h.

19h03

Mulher do candidato à Presidência da República Eduardo Campos, Renata Campos, ao lado dos cinco filhos, recebeu amigos, familiares e políticos em sua casa na manhã desta quarta-feira, 13. ”Não estava no script”, comentava ela ao abraçar as pessoas que a visitavam, muitas vezes chorando. Com cada um ela conversava e compartilhava a alegria de Campos com a sua performance na entrevista da bancada do Jornal Nacional na noite desta terça-feira, 12. “Fui lá e fiz um gol”, disse ele à mulher, depois da sabatina.

18h11

Emocionada, a presidente Dilma Rousseff confirmou nesta quarta-feira que vai comparecer ao velório do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, morto em acidente aéreo em Santos, no litoral de São Paulo. Dilma também comunicou que ligou para o governador de Pernambuco, João Lyra Neto, para colocar “todas as condições materiais” do governo federal à disposição da família de Campos.

18h32

Emocionada, a presidente Dilma Rousseff confirmou nesta quarta-feira que vai comparecer ao velório do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, morto em acidente aéreo em Santos, no litoral de São Paulo. Dilma também comunicou que ligou para o governador de Pernambuco, João Lyra Neto, para colocar “todas as condições materiais” do governo federal à disposição da família de Campos. ”Sem sombra de dúvidas eu comparecerei ao velório”, disse Dilma, em declaração à imprensa no Palácio do Planalto. “Liguei ao governador de Pernambuco colocando todas as condições materiais do governo federal à disposição da família Campos.” A presidente informou que tentou entrar em contato com a mãe de Campos, ministra Ana Arraes, mas que não havia conseguido conversar com ela, que estava em deslocamento para Recife.

18h30

Paulo Skaf – candidato ao governo de São Paulo pelo PMDB
“O Brasil perdeu hoje um grande estadista, um homem público da maior qualidade, que exerceu a política com competência, honestidade e dedicação. Eu perdi um amigo, com quem tive a honra de conviver. Eduardo Campos foi um dos incentivadores de meu ingresso na política. Há cinco anos, iniciei minha trajetória política em seu partido, o PSB. Quero me solidarizar com sua família e seus amigos. Quero me solidarizar também com o povo de Pernambuco pela perda de seu grande líder.”

18h25

Alexandre Padilha – candidato ao governo de São Paulo pelo PT
“A morte de Eduardo é uma tragédia em todos os aspectos, para a família, amigos e para o país, que perde um político sério e comprometido com seus princípios. E é um enorme baque para os políticos da minha geração. Fomos companheiros na equipe do presidente Lula, convivi muito com ele e com a sua família. Éramos amigos. Neste momento o que podemos fazer é estarmos próximos aos familiares dele, da esposa Renata, da sua mãe Ana Arraes, de seu pequeno Miguel e demais filhos, Maria Eduarda, João, Pedro e José.”

18h20

Paulo Pinheiro – prefeito de São Caetano
“A classe política brasileira está em luto, a população de São Caetano está em luto pela trágica morte de Eduardo Campos (PSB), candidato à presidência da República. Em nome do povo da nossa cidade, deixo os votos de pesar à família de Eduardo Campos, uma perda imensurável para o debate político nacional, por sua postura democrática e visão republicana. Que Deus possa confortar a todos.”

18h15

Donisete Braga – prefeito de Mauá
“Lamento profundamente o falecimento do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, em um acidente aéreo, na manhã desta quarta-feira em Santos. Campos emergiu como uma nova força política nacional a partir de seu Estado, influenciado pela figura ímpar do avô, Miguel Arraes. Neste momento de dor expresso minhas condolências a familiares e amigos.”

18h10

Luiz Marinho – prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC
“Foi com muita tristeza e pesar que recebi a notícia da morte de Eduardo Campos. O País perdeu hoje um dos seus mais talentosos e promissores políticos e eu, um amigo querido e companheiro de lutas. Quis o destino que ele nos deixasse no mesmo 13 de agosto em que se foi o seu avô, Miguel Arraes, personagem fundamental na história política recente do País e no processo de redemocratização brasileiro, de quem Eduardo Campos era o herdeiro político. Nesse momento de dor, me solidarizo com todos que viam em Eduardo um exemplo de político a ser admirado e seguido. E decreto luto oficial por três dias na nossa cidade. A todos os integrantes da família Arraes e ao povo pernambucano meu carinho e minha solidariedade, assim como de todo o povo de São Bernardo do Campo”.

17h58

A candidata a vice-presidente Marina Silva disse que a morte do candidato de sua chapa à Presidência, Eduardo Campos (PSB), impõe luto e “uma profunda tristeza” em todo o País. Ela fez um breve pronunciamento e depois deixou o local onde estão concentrados os jornalistas na Prefeitura de Santos. Marina Silva estava abatida e com a voz embargada. Marina lembrou da sua convivência com Campos nos últimos dez meses e disse que manterá na sua mente a imagem de Campos ao se despedir dela ontem. “A imagem que quero guardar dele é a da despedida de ontem, cheia de alegrias e de sonhos”, contou. “Durante esses dez meses de convivência aprendi a respeitá-lo e a confiar nas suas atitudes e ideias de vida. Foram dez meses de intensa convivência e começamos a fiar juntos os ideais de um mundo mais junto”, disse. “Quero pedir a Deus que sustente a Renata, o Zé, o João, a Duda, o Pedro, o pequenino Miguel e todos os familiares do companheiro Eduardo Campos”, afirmou, em referência à esposa e aos cinco filhos de Campos.

17h50

Em declaração à imprensa no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff lamentou a morte do candidato Eduardo Campos (PSB) e prestou condolências às famílias das outras vítimas do acidente aéreo ocorrido nesta quarta-feira. “Eu quero dizer que hoje o Brasil está de luto e sentido com uma morte que tirou a vida de um jovem político promissor. E esse fato entristeceu todos os brasileiros e brasileiras”, disse, visivelmente abalada. Dilma afirmou que Campos era um jovem que poderia galgar os mais altos postos do País.

17h45

Grupo político de Marina Silva, a Rede Sustentabilidade divulgou nota manifestando “profundo pesar” pelo falecimento do candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, e pedindo que todos mantenham Campos e sua equipe em seus pensamentos. ”Neste momento de dor e perplexidade, a Rede Sustentabilidade manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Eduardo Campos”, diz a nota. “A Rede se solidariza com seus familiares, amigos e assessores e convida a todos a manter Eduardo Campos e sua equipe em seus pensamentos.” A nota lembra ainda dos companheiros da equipe do candidato que estavam com ele no avião.

17h35

A presidente Dilma Rousseff fez na tarde desta quarta-feira (13) um pronunciamento sobre a morte de Eduardo Campos. A presidente diz que manteve uma “relação afeituosa” com o ex-governador de Pernambuco e disse que este é um momento de “tristeza e pesar”. Ela estendeu as condolências aos familiares de todos os sete integrantes do avião que morreram no acidente. O jato que levava Campos caiu em um bairro residencial de Santos. Dilma declarou luto oficial de três dias. Neste período, a presidente não vai realizar atividades de campanha, o que inclui a entrevista que ela daria ao Jornal Nacional nesta quarta.

 17h20

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella Vieira, informou nesta quarta-feira, 13, que foi instaurado um inquérito policial para apurar eventual homicídio culposo no acidente aeronáutico que matou o candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos. “Abrimos inquérito civil para apurar eventual homicídio culposo”, afirmou, durante rápida entrevista coletiva na Prefeitura de Santos. Grella Vieira disse que, neste primeiro momento, a investigação sobre o acidente está sendo conduzida pela Aeronáutica, que produzirá um laudo a ser utilizado pelo inquérito ao qual o secretário se referiu. “Precisamos desse estudo técnico. Aí teremos elementos técnicos mais precisos”, afirmou. Ele contou que bombeiros ainda trabalham onde o avião caiu e, à medida que eles avançam, liberam área para que peritos possam examinar o local. Vieira afirmou que já pediu amostras de DNA das vítimas para a identificação dos corpos. Segundo Grella Vieira, há várias equipes do IML no local e o trabalho poderá se estender durante toda a noite, se necessário.

17h05

Os filhos do ex-candidato a presidência da República, Eduardo Campos (PSB), fizeram no último final de semana uma homenagem ao pai, em comemoração ao Dia dos Pais. O vídeo conta com a participação dos cinco filhos do ex-governador de Pernambuco, incluindo o Miguel, que tem apenas seis meses de vida. O socialista era pai de Maria Eduarda, de 21 anos, João Henrique, de 19 anos, Pedro Henrique, que tem 17 anos e José Henrique, de 8, além do bebê Miguel – que recebeu esse novem em homenagem ao avô de Campos, Miguel Arraes.

16h50

Ao se levantar da bancada do Jornal Nacional, da TV Globo, onde foi entrevistado pelos apresentadores William Bonner e Patrícia Poeta, na noite desta terça-feira, o ex-governador e candidato do PSB à Presidência Eduardo Campos despediu-se: “Vejo vocês no segundo turno”. A cena foi citada tanto por Bonner quanto por Patrícia em notas que divulgaram na tarde desta quarta-feira.

Segundo Bonner, antes da entrevista, Campos e a candidata a vice, Marina Silva, foram recebidos, com alguns assessores, por diretores da emissora. Em um momento de descontração, Marina brincou dizendo que “o media training (treinamento antes de entrevistas, com simulação de perguntas e respostas) dele (Campos) foi com o Miguel”, referindo-se ao filho caçula do ex-governador, de sete meses.

16h38

O líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Antônio Imbassahy (BA), divulgou nota de pesar pela morte de Campos. “Uma tragédia se abateu sobre todos nós, hoje, com o desaparecimento inesperado e impensado de Eduardo Campos. O acidente aéreo vitimou não apenas um personagem da política nacional, mas uma grande personalidade brasileira”, disse na nota. Segundo Imbassahy, o País perde um “líder carismático, um guia, um homem de família, pai exemplar e marido amoroso”. “Enfim, não tenho palavras para expressar tudo aquilo que estou sentindo, mas quero registrar meu profundo pesar e celebrar o legado que Eduardo Campos deixa para Pernambuco”, diz a nota.

16h36

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), deu uma breve coletiva na Prefeitura de Santos sobre a morte do presidenciável Eduardo Campos (PSB) em um acidente de avião na cidade. “É uma tragédia que entristeceu todo nosso País. Quero, em nome da população de São Paulo, transmitir nossos sentimentos aos familiares de todas pessoas que perderam suas vidas”, afirmou o governador. ”O Brasil infelizmente perdeu uma liderança jovem, promissora e que tinha muito a contribuir com nosso País”, destacou Alckmin, dizendo que conheceu o presidenciável por intermédio de Márcio França (PSB), vice em sua chapa na disputa pelo governo de São Paulo.

16h34

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso lamentou em sua página no Facebook a morte do candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, de alguns de seus colaboradores e dos pilotos que estavam no avião que se acidentou nesta quarta-feira, 13, em Santos (SP). ”Minha primeira reação é simplesmente emocional: que tragédia”, escreveu FHC. “Não há palavras que amenizem as perdas. Ainda assim, expresso minhas condolências, meus sentimentos de tristeza e de pesar.” O ex-presidente afirmou ainda que sempre manifestou respeito a Campos e que a perda maior é do País. “No momento em que nós precisamos de líderes jovens e competentes, perdemos um dos melhores. Sua carreira nacional apenas se iniciava”, afirmou. Segundo o ex-presidente, fosse ou não eleito, Campos seria um líder para a renovação política que o Brasil “tanto precisa”. “É uma perda irreparável”, frisou.

16h30

Os corpos dos sete ocupantes do avião Cessna que caiu na manhã desta quarta-feira, 13, em Santos, incluindo o do candidato pelo PSB à presidência da República, Eduardo Campos, começaram a ser resgatados no início da tarde desta quarta-feira, 13, e devem ser encaminhados para o Instituto Médico Legal de São Paulo. 

16h28

O governo federal lançou edição extra do Diário Oficial da União declarando luto oficial de três dias pela morte de Eduardo Campos. Candidato à Presidência da República pelo PSB, ele faleceu em acidente aéreo na manhã desta quarta-feira em Santos, no litoral paulista. “É declarado luto oficial em todo País, pelo período de três dias, contado a partir da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Eduardo Henrique Accioly Campos, ex-Governador do Estado de Pernambuco”, cita a decisão, assinada pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

16h25

O corpo do ex-governador e candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, será enterrado no mesmo túmulo do avô, o ex-governador Miguel Arraes, no cemitério de Santo Amaro, na zona norte do Recife. Arraes, que inspirou e introduziu o neto na vida política, morreu há nove anos, também num dia 13 de agosto. Ainda não há definição sobre data e hora do sepultamento. A informação foi dada pelo único irmão de Campos, Antonio Campos, em rápida entrevista, em frente à casa do candidato. “Perdi um irmão muito amado, um grande amigo”, disse ele, ao contar ter conversado com Campos às 6h59, antes dele viajar para Santos. “Ele estava feliz com a participação positiva no Jornal Nacional”. Campos havia dado entrevista na bancada do Jornal Nacional na noite desta terça-feira, 12. ”Meu irmão morreu lutando pelos seus ideais, pelo que ele acreditava”, disse Antonio, emocionado. “Eduardo deixa esse legado de luta para melhorar, para refletir o Brasil e fazer uma reflexão sobre o destino do País”.

16h20

O candidato do PSTU à Presidência, Zé Maria, divulgou nota em que lamenta a morte do candidato pelo PSB, Eduardo Campos, em um acidente aéreo em Santos, na manhã desta quarta-feira, 13. Na nota, Zé Maria envia pesar aos familiares de Campos, demais ocupantes da aeronave e se solidariza com os feridos mas não deixa de manifestar seu desacordo com as políticas do PSB. “Como é sabido, o PSTU não tinha identidade política nem de classe com o ex-governador. Não apoiamos seu governo em Pernambuco nem a alternativa que representava nas eleições deste ano. Na verdade, na disputa política entre trabalhadores e patrões na nossa sociedade, nos encontrávamos em campos opostos.”, diz em nota.

16h17

Já o presidente do Santander Brasil, Jesús Zabalza, afirmou que o banco recebeu com enorme pesar a notícia do falecimento do ex-governador. “O Brasil perde um de seus mais importantes homens públicos, que soube como nunca honrar a forte tradição política de sua família”, disse ele. O executivo destacou ainda que todos do Santander se solidarizam com a família e amigos neste momento trágico. Segundo ele, os ideais e realizações de Campos permanecerão como um exemplo para todos aqueles que com ele conviveram e partilharam do seu “sonho de construir um Brasil melhor”. Campos faleceu hoje em acidente de avião, na cidade de Santos.

16h16

O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) também lamentou a morte do ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos. Em nota divulgada hoje, Murilo Portugal se disse “profundamente chocado com a trágica notícia da morte”. “O Brasil e Pernambuco perderam um grande líder político e um administrador público competente. Mas meus pensamentos neste momento são para sua família, a quem estendo profundo pesar em meu nome pessoal, como seu admirador e amigo”, disse o comunicado.

16h15

Com a morte do presidenciável Eduardo Campos, “o País perde um grande brasileiro de trajetória política marcada por dedicação diante de suas convicções”, avaliam a Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp). Em nota, as duas entidades dizem que receberam com consternação a notícia. “Neste momento de dor e pesar, a Fiesp e o Ciesp prestam solidariedade à família de Eduardo Campos.”

16h10

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nesta quarta-feira, 13, nota lamentando a morte do candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos. No texto, Lula se refere a Campos como “grande amigo e companheiro”. “O País perde um homem público de rara e extraordinária qualidade”, define o ex-presidente. Lula lembra que conheceu Campos através de seu avô, Miguel Arraes, e que teve “a alegria de contar com sua inteligência e dedicação” nos anos em que ocupou o Ministério da Ciência e Tecnologia. “Ao longo de toda sua vida, Eduardo lutou para tornar o Brasil um País mais justo e digno”, declarou. Apesar de estarem em lados opostos nestas eleições, o ex-presidente disse que “o carinho, o respeito e a admiração mútua sempre estiveram presentes em nossa convivência”. ”Nesse momento de dor, eu e Marisa nos solidarizamos com sua mãe, Ana Arraes, sua esposa, Renata, seus filhos e toda a sua família, amigos e companheiros”, diz Lula. “Também prestamos solidariedade às famílias dos integrantes da sua equipe e dos tripulantes que falecerem nesse terrível acidente.” 

15h50
Além de Dilma, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, também lamentou o falecimento de Campos. O ministro disse, por meio de nota, estar “profundamente chocado e triste”. Lobão destacou sua admiração pelo candidato como homem público e cidadão, e lembrou o “excelente relacionamento” que sempre manteve com Campos.

15h47
Após ter enviado nota de pesar pelo falecimento do candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, a presidente Dilma Rousseff foi ao Twitter se manifestar novamente sobre o assunto. “O Brasil inteiro está de luto. Perdemos hoje um grande brasileiro. Perdemos um grande companheiro”, escreveu a petista no microblog. Dilma disse que teve uma longa convivência com Campos durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assim como nas campanhas de 2006 e 2010 e durante o seu próprio governo. ”Estivemos juntos, pela última vez, no enterro do nosso querido Ariano Suassuna. Conversamos como amigos”, disse a presidente. Segundo ela, as divergências políticas entre eles sempre foram claras, mas menores que o “respeito mútuo característico de nossa convivência”. Dilma elogiou Campos por ter sido um pai e marido “exemplar” e enviou seus sentimentos à esposa do candidato, Renata, e aos seus filhos. “Estou tristíssima”, escreveu a presidente.

15h40
O site oficial da campanha de Eduardo Campos e Marina Silva à Presidência da República (www.eduardoemarina40.com.br) está totalmente preto, em luto após a morte do candidato socialista na manhã desta quarta-feira. Mais cedo, o endereço eletrônico dava destaque para a entrevista que Campos havia dado, ontem à noite, para o Jornal Nacional.

15h35
Na capital e em todo o Estado de Pernambuco, a sensação é de perplexidade com a confirmação da morte do presidenciável Eduardo Campos (PSB) e parte de sua equipe de campanha, após um acidente aéreo no final da manhã desta quarta-feira, 13, em Santos (SP). Nas ruas, nos pontos comerciais, paradas de ônibus, nas escolas, o acidente era o tema principal das conversas entre as pessoas. Num dos principais shoppings da capital pernambucana, localizado no bairro de Boa Viagem, centenas de pessoas se aglomeravam na praça de alimentação em busca de informações sobre o desastre. Muitas choravam e lamentavam a morte do presidenciável e seus assessores. Escolas e faculdades suspenderam as aulas no período da tarde. O expediente nos principais órgãos e repartições públicas também ficou paralisado, apesar de não haver determinação oficial.

15h31
Em nota, líderes do DEM no Congresso lamentaram a morte do candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos. “É um baque grande que nos deixa atordoados. Difícil de expressar qualquer sentimento que não o de grande consternação e de luto. Uma tragédia que interrompe uma carreira brilhante. O País perde um político jovem que tinha muito o que contribuir para o nosso Estado e para o nosso País”, declarou o líder do DEM na Câmara, deputado Mendonça Filho (PE). O deputado cancelou sua agenda dos próximos dias em luto pela perda do conterrâneo. “Um homem de imenso valor, político engajado, um pai querido para seus filhos e marido de valor. Fomos colegas na Câmara dos Deputados quando nossos debates sempre eram povoados pelo entusiasmo e respeito mútuo. Meus pêsames aos familiares, aos pernambucanos e aos brasileiros que perdem um grande homem”, escreveu o líder do DEM no Congresso, deputado Ronaldo Caiado (GO).

15h29
O Ministério do Trabalho e Emprego informou que, em função da morte do candidato à Presidência Eduardo Campos, não realizará a divulgação da Relação Anual de Informações Sociais (Rais). A apresentação contaria com a presença do ministro da pasta, Manoel Dias. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, a Rais será divulgada na próxima terça-feira, 19. A apresentação do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que ocorreria também na próxima terça-feira, também será mudada para data ainda não definida pelo ministério.

15h24
A Força Sindical afirmou, em nota, que recebeu a notícia da morte do candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, com “muita tristeza e imenso pesar”. “Eduardo Campos foi um grande homem, de valores herdados e levados com dignidade e honra por toda sua exitosa trajetória política”, diz o documento, assinado por Miguel Torres, presidente da Força Sindical. A organização destacou que Campos sempre defendeu as causas populares e contribuiu significativamente com a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e do povo brasileiro. “Vale lembrar que Campos esteve ao lado da classe trabalhadora na luta travada por mudanças nos portos do País, em 2013”, pontua. “Sem qualquer dúvida, uma grande perda para o País e para a democracia brasileira.” A Força manifestou ainda sua condolência aos familiares de todos os atingidos pela tragédia.

15h21
O candidato à Presidência pelo PSB, Eduardo Campos, que morreu nesta quarta-feira, 13, em um acidente aéreo na cidade de Santos (SP), ofereceu carona para sua vice Marina Silva no jatinho que caiu pela manhã. Campos voava do Rio de Janeiro para o Guarujá (SP), cidade do litoral próximo ao local onde ocorreu o acidente. Marina estava com Campos quando ele foi entrevistado na noite desta terça-feira pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, mas optou por voar direto para Guarulhos (SP) por uma questão de logística. Ela gravaria hoje programa televisivo para a propaganda eleitoral gratuita, mas cancelou o compromisso e foi para sua casa, na capital paulista. ”O Eduardo convidou a Marina para ir com ele, mas ela tinha um voo de carreira para Guarulhos. A Marina foi uma sorte (ter escapado do acidente)”, afirmou o deputado Alfredo Sirkis (PSB-RJ).

15h18
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Antonio Dias Toffoli, divulgou nesta quarta-feira, 13, uma nota sobre a morte de Eduardo Campos. “Em nome do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro presidente Dias Toffoli lamenta o trágico acidente que vitimou o candidato à Presidência da República Eduardo Campos e equipe, ocorrido em Santos (SP), na manhã desta quarta. Toda a Corte Eleitoral se solidariza com os familiares, amigos e correligionários do candidato e das outras vítimas neste momento de pesar. E ressalta o legado político consistente deixado por Eduardo Campos, evidenciado nas suas passagens por cargos públicos de relevo, como governador do estado de Pernambuco por duas vezes, ministro da Ciência e Tecnologia, deputado federal e estadual.”

15h15
A morte do candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, também abalou o ramo cultural. Diversos artistas lamentaram a tragédia que ocorreu na manhã desta quarta-feira, 13, em Santos, São Paulo. “Difícil acreditar na morte do Eduardo Campos em plena campanha! A vida é muito frágil e fugaz. Perde o Brasil”, disse o cantor e compositor Leoni. Os humoristas Marcelo Tas e Felipe Andreolli também se manifestaram. “Meus sentimentos à família e amigos de Eduardo Campos”, afirmou Tas. “Caramba! É sério isso?! Caiu o avião do Eduardo Campos em Santos?! E ele morreu?! Que horrível!”, comentou Andreolli. ”Pelo amor de Deus, querer saber o que muda na eleição em um momento triste como este! É hora de lamentar a tragédia e fazer silêncio respeitoso”, disse Xico Sá.

15h12
A candidata a vice na chapa de Eduardo Campos (PSB), que faleceu nesta quarta-feira em acidente de avião em Santos, usou o Facebook para manifestar luto oficial, ao trocar a imagem da capa de seu perfil por um fundo preto. Minutos após a manifestação, internautas comentaram a troca com mensagens de motivação e apoio a Marina. “O futuro do País está em suas mãos”, escreveu um internauta. Muitos desejaram força à candidata e disseram estar contando com ela. Outros pediram para que ela não desista de mudar o Brasil. “Agora é contigo, Marina”, manifestou outro internauta. Pouco mais de 15 minutos depois da manifestação de luto oficial na rede social, a nova foto de capa de Marina Silva já tinha 549 curtidas e 151 comentários de apoio.

15h09
Em nota divulgada nesta quarta-feira, 13, o PSB declara luto pela morte do presidente da sigla e candidato à Presidência da República, Eduardo Campos. A mensagem, assinada pelo vice-presidente do partido, Roberto Amaral, diz que o Brasil perde “um jovem e promissor estadista” e que o País precisava de seu “destemor”, “patriotismo” e “competência”. “No dia em que são passados nove anos do falecimento de Miguel Arraes, o Partido Socialista Brasileiro cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento, nesta data, vítima de acidente aéreo, do seu presidente, ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, nosso candidato à Presidência da República”, diz Amaral no início da nota. O dirigente lembra que Campos completou no último domingo 49 anos e que vivia “o auge de sua brilhante carreira política”. “Candidato à Presidência da República, apresentou-se ao debate de nossas questões fundamentais, coerente com os princípios que sempre nortearem sua vida, e o primeiro deles era a busca por justiça social, razão de existência do Partido Socialista Brasileiro”, enfatiza o texto.

15h05
Um dos pilotos da aeronave onde estava o candidato do PSB à Presidência Eduardo Campos entregou às 22h26 desta terça feira o plano de voo à torre de controle do Aeroporto Santos Dumont, com informações sobre a viagem. O Cessna 560xl deveria partir às 9h29, mas levantou voo às 9h21. A companhia Líder Aviação, que cuidou da operação no Santos Dumont (embarque dos passageiros, envio de bagagens e sala vip), informou a lista oficial de passageiros: Eduardo Henrique Acioly Campos, Pedro Almeida Valadares Neto, Carlos Augusto Ramos Leal Filho, Marcelo de Oliveira Lyra e Alexandre Severo Gomes e Silva; e os pilotos Comandante Marcos Martins e Comandante José Stoffel Filho

15h02 
O secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Fernando Grella Vieira, foi a primeira autoridade política a aparecer no local, mas saiu sem falar com a imprensa. Oficiais da Aeronáutica estão no local da queda, no quarteirão entre as Ruas Alexandre Herculano e Vahia de Abreu, no Boqueirão.

15h00
Testemunhas da queda do Cessna que levava Eduardo Campos nesta quarta-feira, 13, disseram que a aeronave vinha em baixa altitude desde a Praça Mauá, no centro de Santos, no litoral paulista. O avião caiu em um ponto que atinge quatro imóveis do bairro Boqueirão. “Pareceu que ele procurava a praia, ou que ele tentou desviar de um prédio vizinho a mim. Só sei que ele fez uma curva e desceu. Aí explodiu”, disse a funcionária pública Flávio Capp, de 49 anos, que mora a um quarteirão de distância do local do acidente. Os moradores do Boqueirão relataram um forte barulho de aceleração dos motores do avião, instantes antes de a aeronave cair, seguido de uma forte explosão. O avião seguia do sentido leste para o oeste, no alto do bairro, e a explosão quebrou vidros de prédios vizinhos em um raio de até 400 metros. ”Havia acabado de chegar em casa quando um estrondo quebrou a janela do meu apartamento. Foi uma gritaria geral na rua, muito fogo, gente chamuscada, vi pedaços de corpos e então começamos a socorrer quem ainda estava vivo”, disse o estivador Donizete Maguila Júnior, de 37 anos, que afirmou ter sido uma das primeiras pessoas que chegou ao local do acidente.

14h59
O ex-presidente Luiz Inácio lula da Silva cancelou sua agenda dos próximos dias e por tempo indeterminado ao saber da morte do ex-governador Eduardo Campos (PSB), informou a assessoria do ex-presidente. Não há previsão de nenhuma declaração de Lula, mas ele deve soltar uma nota de pesar. Lula está em São Paulo e não deve ir para Santos. O ex-presidente ficou bastante chocado com a notícia, já que os dois eram amigos.

14h56
O senador gaúcho Pedro Simon, um dos principais apoiadores no PMDB da candidatura de Eduardo Campos (PSB) à Presidência, afirmou na tarde desta quarta-feira, 13, que a morte do socialista é comparada a do ex-presidente da Câmara dos Deputados Ulysses Guimarães. Campos morreu esta manhã vítima de um acidente aéreo em Santos (SP) e Ulysses Guimarães, em um acidente de helicóptero no litoral do Rio de Janeiro em outubro de 1992. “A gente achava que essa fase tinha terminado, quando a gente é surpreendido com uma noticia dessas”, afirmou Simon por telefone, emocionado. Um dos políticos mais longevos em atividade, que não vai concorrer à reeleição em outubro, Simon disse que, não fosse a morte de Ulysses, de quem era muito próximo, o PMDB poderia ter um candidato forte à sucessão de Itamar Franco. A partir daí, disse, seu partido perdeu força política.

14h53
A presidente Dilma Rousseff divulgou nota nesta tarde de quarta-feira, 13, em que lamenta a morte do candidato à Presidência e ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB). Dilma diz que o Brasil inteiro está de luto, chama Campos de “companheiro” e afirma estar “tristíssima”. A presidente ainda confirmou que determinou a suspensão, por três dias, de sua campanha à reeleição. “O Brasil inteiro está de luto. Perdemos hoje um grande brasileiro, Eduardo Campos. Perdemos um grande companheiro”, afirmou. “Neto de Miguel Arraes, exemplo de democrata para a minha geração, Eduardo foi uma grande liderança política. Desde jovem, lutou o bom combate da política, como deputado federal, ministro e governador de Pernambuco, por duas vezes.”A presidente lembrou de quando ela e Campos trabalharam juntos. “Tivemos Eduardo e eu uma longa convivência no governo Lula, nas campanhas de 2006, 2010 e durante o meu governo.”

14h51
Em nota, o candidato ao governo do Distrito Federal, senador Rodrigo Rollemberg (PSB), lamentou a morte do candidato à Presidência. “O destino nos pregou um grande golpe. O Brasil hoje perdeu um dos mais brilhantes brasileiros. Eduardo Campos era um amigo, irmão, companheiro, líder insubstituível”, disse em nota. Rollemberg afirmou que Campos representava “a esperança de um novo tempo na política brasileira”. “Pedimos a Deus neste momento muita serenidade e discernimento para superar a dor e seguir o exemplo de dedicação, compromisso e amor ao povo brasileiro manifestados por Eduardo Campos em sua trajetória”, finalizou.

14h50
O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, desejou força aos familiares do candidato Eduardo Campos, por meio de nota divulgada na tarde desta quarta-feira, 13. “Nesse momento de comoção, me associo à dor da esposa de Eduardo Campos, Renata, de seus filhos, de toda a sua família, de todos os seus amigos e correligionários”, disse. Carvalho lembrou que trabalhou com Campos no governo petista. “Tive o privilégio de conviver com ele no governo do presidente Lula e a sua capacidade de trabalho, mas sobretudo, de fazer amigos, e sua capacidade de sedução, sempre foram marcas muito profundas de sua personalidade”, afirmou. Por último, desejou força à família de Campos pela “perda dolorosa”.

14h46 
A ministra Ana Arraes, mãe de Eduardo Campos, precisou de atendimento médico após saber do acidente de avião no qual estava a bordo seu filho na manhã desta quarta-feira. Ela chegou a sair de seu gabinete para deixar o Tribunal de Contas da União (TCU), no qual é ministra, por volta das 12h, mas teve de se dirigir ao ambulatório médico da Corte. O deputado federal Julio Delgado (PSB-MG) deixou o ambulatório do TCU e informou que a ministra foi atendida com pressão alta. Ainda de acordo com o deputado, a mãe de Campos irá viajar hoje para Recife. A pedido de Ana Arraes, Delgado viajará para Santos (SP) para acompanhar os desdobramentos do acidente.

14h44
O candidato do PSC à Presidência, Pastor Everaldo, lamentou a morte do seu adversário na corrida eleitoral, Eduardo Campos (PSB), dizendo que perdeu um amigo. Em nota, Pastor Everaldo afirmou que Campos era um homem de bem, pai de família e um cidadão que teria muito a contribuir com a democracia brasileira. “Estive com ele na semana passada e pude perceber o comprometimento dele com o País. Meus pêsames à família, aos amigos e que Deus conforte a todos”, manifestou.

14h41 
O presidente do PT, Rui Falcão, divulgou nesta quarta-feira, 13, nota em razão da morte do candidato do PSB à presidência, Eduardo Campos, na qual afirma que o partido “manifesta imenso pesar” diante da notícia. O socialista morreu hoje em um acidente aéreo em Santos (SP). No comunicado, Falcão afirma ainda que a direção nacional do PT decidiu cancelar todas as atividades públicas de campanha em todas as esferas (nacional, estadual e municipal) por um período de três dias. “O PT se solidariza com os familiares, amigos e correligionários de Eduardo Campos neste momento de dor diante de tão grande perda”, conclui a nota assinada pelo petista.

14h39 
O vice-presidente do PT, deputado José Guimarães (CE), afirmou nesta quarta-feira que está em estado de choque com a notícia da morte do candidato à Presidência pelo PSB, Eduardo Campos. “A democracia brasileira perde um dos seus construtores”, disse o petista. De acordo com ele, figuras como Miguel Arraes (avô de Campos), Leonel Brizola e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além da “nova geração do PT” e de Eduardo Campos, foram os responsáveis pelas mudanças pelas quais o País passou nos últimos anos. “É uma perda sem fim”, concluiu.

14h38 
Em decorrência da morte do candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, a coligação de partidos que apoiava o candidato deverá apresentar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um novo pedido de registro com a composição dos candidatos a presidente e a vice, caso queira permanecer na disputa presidencial. Esse pedido deve ser feito em até 10 dias e é necessário que seja feita uma convenção partidária nesse intervalo de tempo. “Nas eleições majoritárias, se o candidato for de coligação, a substituição deverá ser feita por decisão da maioria absoluta dos órgãos executivos de direção dos partidos políticos coligados, podendo o substituto ser filiado a qualquer partido dela integrante, desde que o partido político ao qual pertencia o substituído renuncie ao direito de preferência”, diz a resolução 23.405 do TSE.

14h35 
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, cancelou sua participação no evento Fórum Exame, na cidade de São Paulo, informou a organização do evento. Ele já está retornando para Brasília, após cancelar participação, por causa da morte do candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, na manhã de hoje. As informações são da assessoria do ministro.

14h32 
Uma possível mudança no ambiente eleitoral caso a candidatura de Marina Silva à Presidência da República seja admitida no lugar de Eduardo Campos (PSB), que morreu nesta quarta-feira, 13, em um acidente de avião em Santos (SP), pode ser negativa tanto para a presidente Dilma Rousseff (PT) quanto para Aécio Neves (PSDB). A avaliação é do economista Juliano Ferreira, da Icap Brasil. Em sua avaliação, pesa o fato de Marina ter maior aderência aos eleitores por já ter concorrido à Presidência. “Evidentemente ela é mais conhecida. Todo esse cenário é negativo para Dilma Rousseff. Uma pessoa de maior expressão poderá incorporar mais a ideia de que uma mudança na política seja necessária e que Dilma não seria a pessoa certa para endereçar essas mudanças. O eleitor indeciso com certeza migraria com mais facilidade para Marina Silva”, destaca relatório da Icap Brasil

14h30 
A notícia da morte trágica do candidato à Presidência do Brasil, Eduardo Campos, é destaque na imprensa norte-americana nesta quarta-feira, no noticiário das redes de televisão e na internet. “Morre proeminente figura política do Brasil e candidato à Presidência”, destaca a CNN em sua página para os Estados Unidos. A rede de televisão CNBC interrompeu sua programação normal para mostrar imagens do acidente com o avião na cidade de Santos. A apresentadora da CNBC destacou que Campos era um candidato socialista e crítico da presidente Dilma Rousseff, por isso, poderia angariar votos dos brasileiros mais à esquerda e descontentes com a atual administração. Em uma análise inicial, a CNBC vê mais possibilidade de Dilma vencer as eleições sem a presença de Campos. A apresentadora destacou que o candidato do PSDB, Aécio Neves, é mais “pró-mercado”. O jornal The Wall Street Journal também destaca a notícia em sua página na internet, citando que o mau tempo provocou a queda da aeronave e que a candidata à vice de Campos, Marina Silva, não estava no avião.

14h27
O PSB poderá escolher um novo candidato para disputar a Presidência da República. Uma resolução aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelece que em caso de morte de candidato a substituição poderá ser feita a qualquer momento. Eduardo Campos, que era o candidato do PSB ao Planalto, morreu em um acidente aéreo em Santos na manhã desta quarta-feira, 13. ”A substituição poderá ser requerida até 20 dias antes do pleito, exceto no caso de falecimento, quando poderá ser solicitada mesmo após esse prazo”, estabelece a resolução. Conforme a resolução, nas eleições majoritárias, se o candidato for de coligação, a substituição deverá ser feita por decisão da maioria absoluta dos órgãos executivos de direção dos partidos coligados. O substituto pode ser filiado a qualquer partido integrante da coligação.

14h20
Se Marina Silva, candidata a vice-presidência na chapa do PSB, vier a assumir o lugar de Eduardo Campos na disputa, Aécio Neves é o principal afetado na corrida eleitoral, na avaliação do cientista político e professor da Fundação Getulio Vargas, Marco Antonio Carvalho Teixeira. “Ela consegue agregar eleitores que tendiam a Aécio apenas no segundo turno e que, agora, podem fazer a opção pela ex-senadora já no primeiro turno”, avaliou Teixeira. O especialista avalia ainda que a morte de Campos vai impor uma discussão interna no PSB. Ele destaca que o ex-governador de Pernambuco havia construído uma coalização muito ampla sustentada principalmente em torno do seu nome. “Ao mesmo tempo, (o PSB) não tem outro nome que não seja o da própria vice Marina Silva”, disse Teixeira.

14h14
O deputado federal Beto Albuquerque (PSB) lamentou a morte do candidato do partido à Presidência da República, Eduardo Campos, na manhã desta quarta-feira, 13, vítima de um acidente com um jatinho na cidade de Santos (SP). “Nós estamos chocados. Não esperávamos nunca um acontecimento desta natureza. Nem sabemos ainda das reais causas, mas temos a triste informação de que perdemos nosso grande timoneiro nesse processo eleitoral”, disse Beto ao deixar um evento na capital gaúcha. Ele estava acompanhando o candidato do PMDB ao governo do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, em coletiva de imprensa na Federação das Associações Comerciais e de Serviços do RS (Federasul), quando ficou sabendo do acidente. Assim que recebeu uma ligação com a notícia, o deputado começou a chorar e ficou cerca de 30 minutos reunido com os demais políticos presentes antes de falar com a imprensa.

14h10
Equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já está em Santos, no local onde houve o acidente com o avião que transportava o candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, para iniciar as primeiras apurações sobre o caso. Segundo informações da Força Aérea Brasileira (FAB), técnicos do Cenipa em São Paulo foram deslocados assim que foi confirmado o acidente. Normalmente as investigações duram 30 dias. De acordo com informações obtidas na FAB, o piloto do avião teria entrado em contato com a estação de rádio do aeroporto de Guarujá, antiga base aérea de Santos, informando que faria o procedimento de pouso. Em seguida, o piloto teria informado não ter encontrado visualmente o local para pouso e arremetido. Em seguida, houve o choque com o prédio. O aeroporto de Guarujá não tem torre de controle do tráfego aéreo, mas uma estação de informação e alerta.

14h00
A trágica morte de Eduardo Campos em um acidente aéreo aconteceu na mesma data em que morreu o seu avô, o ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes. Arraes faleceu há exatamente nove anos, no dia 13 de agosto de 2005, por conta de uma infecção pulmonar. A morte de Campos também se dá três dias depois do candidato completar 49 anos, no último dia 10 de agosto.

13h57
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que é natural se esperar que Marina Silva assuma o lugar de Eduardo Campos como candidata à presidência da República pela chapa PSB/Rede. “Marina já foi candidata e é de se esperar que isso aconteça, mas isso vai depender do PSB e de todos os partidos coligados”, disse Suplicy a jornalistas.

13h50
O ex-ministro da Fazenda do governo José Sarney Maílson da Nóbrega lamentou nesta quarta-feira, 13, a morte do candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos. Ele afirmou que a perda deverá ter influência nas eleições deste ano. Na avaliação do economista, o mais natural é que a candidata a vice na chapa, Marina Silva, se torne a nova candidata a presidente pelo PSB.

13h45
O candidato do PMDB ao governo paulista, Paulo Skaf, lamentou, em nota, a morte de Campos. Skaf afirmou que Campos foi seu amigo e um dos incentivadores para que o peemedebista entrasse para a política. “O Brasil perdeu hoje um grande estadista, um homem público da maior qualidade, que exerceu a política com competência, honestidade e dedicação”, afirmou Skaf.

13h40
O vice-presidente da República, Michel Temer, lamentou nesta quarta-feira, 13, o falecimento do candidato Eduardo Campos (PSB) por meio de nota. “Não há palavras para descrever a tragédia que hoje se abateu sobre a política brasileira”, afirmou. “Eduardo Campos era um político de princípios e valores herdados de sua família e levados com dignidade e honra por toda sua trajetória no Parlamento e no Executivo”, disse

13h34
Além do candidato à presidência pelo PSB, Eduardo Campos, também morreram no acidente aéreo em Santos Pedro Valadares Neto, ex-deputado e assessor particular do candidato; Carlos Augusto Percol Filho, assessor de imprensa; Marcelo de Lyra, cinegrafista, e Alexandre Gomes e Silva, fotógrafo. Os pilotos da aeronave Geraldo da Cunha e Marcos Martins também faleceram.

13h33
Líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno, classificou nesta quarta-feira, 13, de “trágica e triste” a notícia da morte do candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos. Ele destacou que a morte aconteceu num momento em que Campos começava a apresentar sua plataforma para o Brasil. “É o sonho de o Brasil mudar para algo novo”, afirmou. Bueno transmitiu solidariedade aos familiares e amigos de Campos. Questionado sobre os rumos da campanha presidencial com o falecimento do candidato, Bueno respondeu: “Não sei o que dizer. Na política não tem vazio. Mas eu que convive com ele posso dizer que esse vazio dificilmente será preenchido”. O PPS faz parte da coligação com o PSB para a Presidência. A Polícia Federal vai enviar nesta quarta-feira, 13, às 15h, seis peritos a São Paulo para auxiliar na identificação de corpos no acidente aéreo que vitimou o candidato do PSB, segundo a assessoria da PF. A instituição irá colaborar por se tratar de um candidato à Presidência da República.

13h32
A cúpula do governo de Pernambuco já foi informada do acidente envolvendo a aeronave em que estava o ex-governador do Estado e candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, em Santos, litoral de São Paulo. Rubens Junior, chefe de gabinete do governador de Pernambuco, João Lyra, afirmou nesta quarta-feira, 13, que já foi informado de que Campos e alguns integrantes da campanha estavam a bordo. João Lyra sucedeu Campos na chefia do governo do Estado. O deputado Julio Delgado, presidente do PSB em Minas Gerais, confirmou que não há sobreviventes entre os passageiros. Questionado sobre se o governo do Estado vai fazer algum pronunciamento, Rubens disse que, por enquanto, não.

13h30
O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, cancelou na tarde desta quarta-feira, 13, toda a agenda de hoje no Rio Grande do Norte e também os compromissos que estavam previstos em Patos, na Paraíba. Assim que seu avião aterrissou em Natal, Aécio recebeu as informações sobre o acidente envolvendo a aeronave de Eduardo Campos (PSB) e desceu para dar uma declaração à imprensa. “Estamos todos absolutamente perplexos com as notícias envolvendo o candidato e meu amigo Eduardo Campos. Estamos cancelando toda nossa agenda no Rio Grande do Norte e as outras que teríamos”, afirmou Aécio. “Esperamos que as notícias que venham possam ser melhores que as iniciais. Neste momento, não há nada a fazer a não ser rezar e aguardar as informações oficiais, esperando e rezando todos para que as notícias sejam positivas”, afirmou Aécio que ainda não tinha no momento notícias da confirmação da morte de Campos. O candidato do PSDB retornou à aeronave e seguiu para São Paulo. Aécio foi recebido pelo candidato ao governo do Rio Grande Norte e presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB), que também cancelou sua agenda do dia.

13h20
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta quarta-feira, 13, que a aeronave que transportava o candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, estava em situação regular. De acordo com o órgão regulador, o jato Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, pertencia à Cessna Finance Corporation e estava com toda a documentação em dia. A Secretaria de Aviação Civil (SAC) informou que as investigações sobre o acidente estão sendo realizadas pela Anac, pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e, portanto, a secretaria não irá se pronunciar sobre o caso.

13h17
Candidata a vice na chapa do presidenciável Eduardo Campos (PSB), a ex-senadora Marina Silva abandou o estúdio onde gravava programa para o horário eleitoral gratuito em São Paulo e foi para casa. Segundo o coordenador da Rede Sustentabilidade, partido que Marina tenta criar, Bazileu Margarido, a candidata está “chocada”. “Ela está na casa dela chocada”. Margarido afirma que além de Campos, a aeronave que caiu em Santos na manhã desta quarta-feira, 13, era ocupada por assessores técnicos da campanha.

13h15
A Rede Sustentabilidade lamentou a morte do candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos. “Todos estamos chocados com a morte de Eduardo Campos, em queda de avião hoje de manhã”, publicou a Rede, por meio da conta oficial do partido no Twitter. A candidata a vice de Campos, Marina Silva, segue para Santos, onde o avião caiu.

13h14
A ministra do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes, deixou o prédio da Corte de forma discreta e sem falar com a imprensa ao saber das informações sobre a queda de um avião, em Santos, no estava a bordo seu filho e candidato à Presidência pelo PSB, Eduardo Campos. De acordo com a assessoria do TCU, a ministra ainda não tinha a confirmação de que Campos sofreu o acidente, mas decidiu deixar o tribunal ao saber dos “rumores” sobre a questão. Nesta manhã, ela participou da sessão de posse do novo ministro do TCU, Bruno Dantas.

13h12
O deputado Júlio Delgado, presidente do diretório do PSB em Minas Gerais, confirmou há pouco que não há sobreviventes na aeronave que caiu em Santos e levava a equipe da campanha de Eduardo Campos. Delgado foi informado sobre o acidente e imediatamente ligou para o deputado e presidente do diretório do PSB em São Paulo, Márcio França, que confirmou o acidente envolvendo o candidato à presidência da República. “A gente está atordoado. Parece que não há sobreviventes. Parece que perdemos o Eduardo. O Eduardo não conseguiu descer (o avião não conseguiu pousar), não há sobreviventes na aeronave. É uma perda irreparável”, disse o deputado visivelmente emocionado.

13h10
Foi cancelada nesta quarta-feira, 13, a palestra que Alexandre Rands, assessor do programa de governo de Eduardo Campos (PSB), faria no Fórum Exame nesta manhã. Ele está se dirigindo neste momento para o comitê da campanha em São Paulo. Segundo ele, há “99% de chances de que Marina Silva não estava no avião de Eduardo Campos, pois cumpre agenda em São Paulo”. A assessoria do PSB não tem informações sobre os eventos que Marina participaria na capital nesta quarta-feira. Um jatinho, no qual estaria Campos, caiu nesta manhã em Santos, no litoral de São Paulo.

12h55
A deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) disse que “está todo mundo chocado” com a notícia de que o avião que caiu em Santos na manhã desta quarta-feira, 13, era o do candidato do partido à Presidência, Eduardo Campos. A aeronave utilizada pelo candidato havia sido alugada pelo PSB para Campos viajar o País. Há pouco, a confirmação da queda do avião foi dada pelo deputado Walter Feldman (SP). A candidata a vice Marina Silva está em São Paulo, gravando o programa eleitoral do PSB, mas deve seguir para Santos para acompanhar o resgate, juntamente com o candidato a vice-governador Márcio França e outros membros da campanha.

Alckmin

O governador de São Paulo e candidato à reeleição, Geraldo Alckmin (PSDB), saiu às pressas de evento na capital paulista nesta quarta-feira, 13, em direção a Santos. De acordo com assessores da campanha, Alckmin soube da tensão em relação ao candidato à Presidência pelo PSB, Eduardo Campos, na Baixada Santista. A assessoria do Palácio dos Bandeirantes não confirmou a informação.

Alckmin participou da abertura da Reabilitação Feira e Fórum e, pela programação, faria em seguida uma visita ao evento e daria uma entrevista coletiva. Ele, no entanto, entrou rapidamente no carro oficial logo após a cerimônia, sem falar com a imprensa.

A notícia da queda de uma aeronave em Santos levantou temores em relação a Campos, que no mesmo momento voava para um evento na cidade do litoral paulista.

O candidato à Presidência pelo PSB não compareceu à agenda prevista para hoje na cidade de Santos. Ele havia marcado uma entrevista para esta quarta-feira, às 10 horas, na Praia do Mercado. Na agenda também está prevista sua presença no Seminário Santos Export – Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos, no Guarujá (SP).

Aeronave que caiu em Santos era um jato, diz FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou nesta quarta-feira, 13, que a aeronave que caiu no bairro do Boqueirão, em Santos, por volta das 10 horas, havia decolado do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao Guarujá, no litoral paulista. Era um Cessna 560XL, jato de pequeno porte, prefixo PR-AFA.

Segundo a FAB, quando se preparava para o pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. “Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave”, diz a nota. A Aeronáutica já deu início às investigações para apurar as causas do acidente.

Segundo o Corpo de Bombeiros, há ao menos 10 vítimas, mas não há detalhes sobre a gravidade dos feridos, que foram encaminhadas para atendimento na Santa Casa de Misericórdia de Santos. Toda a área da rua Alexandre Herculano, próxima ao Canal 3 (Avendia Washington Luís), encontra-se isolada e o trânsito na região está congestionado, uma vez que muitas pessoas tentam chegar ao local.

Há um forte cheiro de gás no local e, os Bombeiros temem eventuais explosões. A área é residencial. Três veículos teriam sido atingidos pela aeronave.

 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes