Mauá oferece 2 cursos profissionalizantes gratuitos

Parceria entre colégio e governo federal beneficia população de Mauá

Mauá anunciou nesta terça-feira (29/7) parceria para oferecer ensino profissionalizante de graça. Serão 400 vagas para cursos de enfermagem e segurança do trabalho, 200 para cada. As aulas serão ministradas por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), em parceria com o Colégio Renil. Os cursos, que têm duração de 18 meses, serão oferecidos nos três turnos. As aulas inaugurais começam no dia 15.

Para o prefeito Donisete Braga, a ação terá um ganho significativo para Mauá. “São cursos de grande demanda, principalmente de enfermagem”, afirmou. Na última segunda-feira (28/7) foram 150 inscritos nos dois cursos. Segundo o prefeito, a cidade não tem custo nenhum, apenas a intermediação entre as instituições e o governo federal. “Vamos capacitar quem mais necessita hoje. Pessoas que precisam entrar no mercado de trabalho e não podem pagar por cursos particulares”, explica Donisete Braga.

Newsletter RD

Em janeiro de 2013, donos de escolas de Mauá procuraram a Prefeitura para saber como funciona o projeto para participar do programa. O diretor do Colégio Renil, Paulo Roberto Amianti, foi um deles. A escola recebeu parecer positivo do MEC (Ministério da Educação) após vistoria das instalações do local.

Segundo Amianti, o Pronatec tem vertentes, uma delas o programa Bolsa Formação, que oferece bolsas de estudo para escolas particulares interessadas em participar do projeto. “Estamos no processo de divulgação dos cursos. Toda divulgação é custeada pelo colégio e a Prefeitura ajuda na parte logística”, explica o diretor.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes