Convênio de São Bernardo com Hospital Lacan termina neste domingo

Hospital Lacan, na avenida José Odorizzi. Convênio com prefeitura acaba no dia 27

Chegará ao fim neste domingo (27) o convênio entre o hospital psiquiátrico Lacan e a prefeitura de São Bernardo. A gestão Luiz Marinho (PT) era a responsável por repassar para a unidade as verbas do SUS (Sistema Único de Saúde) enviadas pelo governo federal.

O Lacan é um hospital psiquiátrico privado que atende principalmente pacientes do ABC e que tem parte dos leitos bancados pelo SUS. Cabia à prefeitura receber da União o valor correspondente ao número de pacientes da região internados e depois enviar para o hospital. A decisão de não renovar o convênio foi tomada em conjunto entre as sete cidade.
“Nossa política de saúde mental não precisa mais de um hospital psiquiátrico. Estamos seguindo as diretrizes da política nacional de saúde mental, que estabelece que toda a pessoa que precisa de cuidado, seja por uso de álcool e drogas, seja por distúrbio mental, deve ser cuidada na rede de saúde”, justifica a secretária de Saúde de São Bernardo, Odete Gialdi. “Não precisamos mais estigmatizar as pessoas, isolá-las do mundo”.

Newsletter RD

Na prática, o fim do convênio significa que nenhum paciente com distúrbios mentais do ABC ficará mais internado no hospital Lacan – com exceção daqueles que foram internados de forma compulsória, através de determinação judicial.

A estratégia das prefeituras da região é concentrar o atendimento de recuperação nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e em residências terapêuticas. É nas residências onde ficarão, por exemplo, aqueles pacientes que perderam vínculos com a família e praticamente “moravam” no hospital.

“Você isolar as pessoas não recupera ninguém. A gente precisa fazer com que essa pessoas tenham uma vida aceitável, vivendo com suas limitações, mas em sociedade”, afirma a secretária de Saúde de São Bernardo, Odete Gialdi.

Estado
A secretaria Estadual da Saúde informou ao RD que o convênio que existe entre a pasta e o hospital Lacan vai continuar em vigor. De acordo com a secretaria, o acordo não prevê a internação de pessoas com distúrbios mentais, apenas de dependentes químicos.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes