Moradores reclamam de obra na Winston Churchill

Obras na Winston Churchill tem como objetivo combater alagamentos (Foto: Évora Meira)

Os moradores da rua Itaim, vila Vivaldi, em São Bernardo, reclamam das obras contra enchentes do programa Drenar, que começaram nesta segunda-feira (21) e interditaram trecho da avenida Winston Churchill, entre as avenidas Vivaldi e Lauro Gomes. Por causa da obra, caminhões e ônibus passaram a transitar na rua, que não é asfaltada e teve o tráfego de veículos pesados proibido a partir de 2009. Com isso, algumas casas já começaram a apresentar rachaduras.

De acordo com Daniel Macena dos Santos, 35 anos, que reside no número 10 da rua Itaim, o solo não aguenta a passagem destes veículos e até a rua já afundou. “As nossas casas também começaram a rachar”, afirma. Roberto de Oliveira, 63, diz que foi com muita luta que os moradores da rua conseguiram as placas de proibição de tráfego de veículos pesados. “Agora passam caminhões, ônibus aqui, carretas carregadas e até caminhões de entulho. Já ligamos e mandamos reclamações para vários órgãos, mas nada foi feito”, reclama Oliveira.

Newsletter RD

Em frente à obra, as reclamações são várias. Pedro Vicente, 65, comerciante do local, diz que a clientela diminuiu e nos horários de pico, fica tudo congestionado. “Quando saio para algum lugar, depois para voltar, é uma viagem”, comenta. Aleixo Pederiva, 66, morador do local, diz que a obra é um transtorno. “Apesar de terem arrumado um caminho para os moradores, está tudo uma bagunça. É muito barulho e sujeira”, afirma.

Combate a enchentes
As intervenções não trecho visam eliminar o problema histórico causado pelas enchentes na área. A interdição será necessária para a construção de 279 metros de canal que, após concluído, desembocará no córrego Ribeirão dos Meninos no trecho da avenida Lauro Gomes. Ele é parte integrante do sistema de macrodrenagem da região, que conta ainda com a construção do reservatório Tanque das Mulatas. A previsão é que a interdição continue até o fim do ano

(Colaborou Victoria Lechado)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes