Consórcio prioriza emenda dos deputados para bancar Hospital São Caetano

O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC encaminhou o pedido de estudo jurídico para saber a viabilidade de a desapropriação do Hospital São Caetano – orçada em cerca de R$ 40 milhões – ser custeada através de emendas dos deputados federais.

O encaminhamento foi feito nesta segunda (14) durante reunião dos prefeitos. O deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), que participou do encontro, foi intitulado como o interlocutor para fazer a consulta no Congresso. “Vamos ver se existe essa possibilidade. Se houver, vou falar com os outros três deputados do ABC – Dib, Hélcio e Siraque – e procurar mais um para que os cinco juntos cheguem ao montante dos R$ 40 milhões”, disse Vicentinho.

Newsletter RD

“É uma alternativa que encontramos e que vamos batalhar por se tratar de um hospital regional de retaguarda. Se não der certo, vamos nos reunir para encontrar outro caminho”, salientou o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, que preside o Consórcio.

Histórico

No final do ano passado, os governos estadual e federal anunciaram que aceitariam arcar com o custeio da reforma e manutenção do hospital no intuito de reabrí-lo plenamente – hoje está subutilizado – com o caráter regional.

Porém, como a área pertence a uma entidade, a prefeitura precisa arcar com a desapropriação para ter a titularidade da área. O prefeito Paulo Pinheiro já disse que a cidade não dispõe da verba e, por isso, apresentou a proposta de o Consórcio fazer uma divisão entre os sete prefeitos para equacionar a questão.

Saúde

Marinho disse que encaminhou junto ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o secretário estadual da pasta, David Uip, o pedido de uma reunião para encaminhar os encaminhamentos que já haviam sido pactuados entre os entes. O principal deles é o encaminhamento do hospital São Caetano.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes