Termina greve na Rhodia Santo André

Fim da greve na empresa. Foto: Banco de Dados

Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira, 4/6, os trabalhadores da Rhodia Santo André, empresa do grupo Solvay, aprovaram a nova proposta negociada com a empresa envolvendo o fechamento da planta, previsto para meados de 2015, e decidiram terminar com a greve iniciada no dia 2.

Com a nova proposta, os trabalhadores conseguiram aumentar o percentual de indenização de 0,20% para 0,40% do salário por ano trabalhado aos que optarem pela transferência para a nova fábrica da Rhodia em Itatiba. Também foi aprovado os três anos de garantia de emprego e salário aos transferidos.

Newsletter RD

Para os trabalhadores que optarem por permanecer em Santo André até o encerramento das atividades, a mobilização conseguiu acrescentar 0,20% do salário por ano trabalhado, além dos três salários como indenização na época da mudança, e seis meses de convênio médico.

Histórico

No dia 22 de novembro de 2013, o grupo belga Solvay, proprietário da Rhodia, comunicou ao Sindicato dos Químicos do ABC o fechamento da planta de Santo André devido a decisão de concentrar suas operações de especialidades químicas na cidade de Itatiba, próxima a Campinas. Para isso o grupo Solvay adquiriu a fábrica da Erca Química, localizada naquela região.

A empresa disse que o fechamento da Rhodia de Santo André será finalizado em um prazo de um ano e meio e os ocupantes dos 63 postos de trabalho serão incorporados à fábrica da Erca se assim o desejarem. Aqueles que não aceitarem a transferência, serão desligados ou ainda transferidos a outras localidades do grupo empresarial no estado de São Paulo.

Desde então, o Sindicato vem negociando com a empresa a situação desses trabalhadores, mas foi necessária a greve de dois dias neste mês de junho para o fechamento do acordo.

A planta emprega 63 trabalhadores diretos e 150 terceirizados.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes