Onça pula muros e invade casa

Uma onça pintada adulta foi capturada nesta quarta-feira (23/04) após invadir uma casa em Nova Mutum, a 270 km de Cuiabá (MT). Assustado com os gritos dos moradores, o animal chegou a pular o muro de três imóveis antes de se refugiar em um deles.

Segundo os bombeiros, a onça é um macho de dois anos e meio. Ela foi vista às 7h30 andando na rua do Jardim Primavera, um dos bairros mais afastados da cidade e próximo a uma plantação de milho.

Newsletter RD

Com a movimentação de carros e dos moradores, ela pulou muros até tentar se abrigar em um dos imóveis. Três moradores que se surpreenderam com a onça dentro de casa se trancaram em um quarto.

O animal foi capturado somente às 12h30 em uma operação que mobilizou bombeiros, Polícia Militar Ambiental, dois veterinários e dois biólogos da Secretaria do Meio Ambiente do Estado.

O médico ortopedista Gustavo Maffei, 33, mora em frente à casa onde o animal se refugiou. “Eu costumo ver onças quando vou pescar, mas nunca vi assim tão de perto. E é mais fácil ver onça parda [no mato], porque a pintada é mais arisca”.

A equipe de resgate soltou a onça em uma área de mata contínua a 150 km da cidade. Como não há mata próxima à Nova Mutum, a suspeita dos bombeiros é que o animal perseguia porcos dentro da plantação de milho quando acabou entrando no bairro.

Segundo o biólogo José Romualdo Ferreira, gerente de fauna da secretaria, é raro que onças pintadas cheguem tão perto do perímetro urbano. “Possivelmente é por causa do desmate de florestas contínuas. Como diminuiu o alimento, esse animais migram para a cidade.”  Quando estavam trancados, os moradores foram resgatados pelos bombeiros pela janela do quarto onde se esconderam. (Folhapress)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes