Mauá comemora Dia Mundial da Saúde

Marco Akerman, médico e professor da Faculdade de Saúde Pública da USP e da Faculdade de Medicina do ABC. Foto: Gil Sobrinho

A Secretaria de Saúde de Mauá realizou nesta terça-feira (22) o seminário comemorativo ao Dia Mundial da Saúde. O evento sediado no Teatro Municipal foi direcionado a gestores, gerentes, apoiadores e outros trabalhadores da área. Também participaram conselheiros de saúde e integrantes do Programa Mauá de Bem Com a Vida, que reúne várias ações de promoção à saúde. Na ocasião foi abordado o tema Promovendo a Saúde em Mauá.

“Este momento é muito especial, pois podemos conversar sobre a saúde, visto que diariamente estamos falando na doença, em como tratar. Com esses encontros vamos procurar reverter esse quadro para que possamos sempre trabalhar a saúde das pessoas,” afirmou Célia Bortoletto, secretária da pasta.

Newsletter RD

Marco Akerman, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP e da Faculdade de Medicina do ABC, foi o convidado especial com o tema Dialogando sobre promoção da Saúde.

De maneira descontraída, apresentou conceitos de promoção de saúde e ao mesmo tempo instigando a discussão e reflexão sobre o assunto. “A promoção da saúde tem de ser uma atuação intersetorial, com avaliação do impacto e reflexo de ações de cada área.”, fala Marco Akerman

O médico assegura que promover é mais que prevenir. “Não é só prolongar, mas qualificar a vida. Promover a vida, compartilhando possibilidades a todos”, completa.
Antes do seminário houve uma breve sessão de Lian Gong, ginástica chinesa utilizada para prevenir e tratar dores no corpo e restaurar sua movimentação natural. Algumas UBSs da cidade já dispõem desta prática, mas a expectativa é que em breve todas as unidades passem a contar com esta alternativa.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes