Maximira Durigan fatura prêmio de bom gosto e sustentabilidade

A designer de interiores diz que o estilo de vida humana nas grandes cidades sofreu enormes transformações nos últimos anos e o profissional em design de interiores tem de acompanhar as evoluções da sociedade / Foto: Rodrigo Lima

A casa tem de ser aconchegante e funcional. Um bom projeto de decoração precisa transformar o espaço no ponto de equilíbrio perfeito para harmonizar e trazer mais inspiração para seus habitantes. Essa é a opinião de Maximira Durigan, designer de interiores em Santo André. O ponto de vista da profissional tem credibilidade. Em dezembro, Maximira venceu pela segunda vez o Plano de Incentivo, realizado pelo Polo Design Center com cerca de 1,5 mil arquitetos e designers do ABC, onde atuam metade dos profissionais do Estado. Como prêmio, a designer ganhou um automóvel Mercedes A200 e, ainda, três viagens para feiras de Milão, Paris e Londres.

Maximira Durigan tem forte preocupação em desenvolver projetos ecologicamente corretos, desde a planta até a reutilização de materiais. Por isso, sempre pede ao cliente, ainda na fase da planta, para não realizar o acabamento da obra, pois o seu trabalho é justamente esse. “Dessa forma, não geramos entulho desnecessário ao planeta”, comenta.

Newsletter RD

No mercado há 21 anos, Maximira diz que o estilo de vida humana nas grandes cidades sofreu enormes transformações nos últimos anos e o profissional em design de interiores tem de acompanhar as evoluções da sociedade. O convívio familiar foi valorizado, as novas construções modificaram a arquitetura e a sustentabilidade virou palavra de ordem. Exemplo? As varandas ficaram maiores e ganharam espaços gourmet.

Para a designer, decorar é atitude inteligente. Neste sentido, sempre procura incorporar os preceitos do feng shui – técnica chinesa de harmonização de ambientes – no seu trabalho. “O cliente pode não perceber, pois o feng shui é muito sutil para o bem estar, torna o lugar mais agradável e harmonioso”, diz. Mas em sua opinião, no processo criativo do atual design, o bom senso no uso do feng shui é imprescindível. Maximira também utiliza técnicas de diferentes escolas para aplicar os tratamentos adequados de neutralização das estruturas.

A profissional também desenvolve projetos comerciais e de paisagismo. Nestas áreas, característica forte são as estéticas contemporâneas e cleans, mas ao gosto do cliente. “Às vezes me pedem um escritório que siga as características da profissão e eu coloco essa necessidade em primeiro plano, e abro mão das minhas estéticas particulares”, conta.

Nos projetos comerciais, Maximira considera que o trabalho de decoração representa 1/3 do custo do arquitetônico. Quando planejado logo no início da obra, é possível pensar na construção e no acabamento ao mesmo tempo, o que resulta em soluções versáteis e inteligentes e mais economia, evita adequações futuras.
Para se inspirar, a designer está sempre lá fora. “Faço adaptações de forma agradável, confortável e viável para o cliente, pois não adianta ter um design maravilhoso e não ser funcional”, ressalta.

Espaços cultivam amizades

Tornar o ambiente mais moderno e sofisticado, ideal para receber os amigos. foi o desafio que Maximira Durigan recebeu de um casal, pais com dois filhos. A obra no imóvel de 275 m² foi concluída em oito meses. A sala de visitas recebeu iluminação vinda de um totem revestido por papel de parede marrom, que corta parte da parede oposta e do teto, escondendo lâmpadas LED. Completam o sistema de luz do ambiente spots embutidos com AR111 centrais e lâmpadas dicroicas próximas à cortina. A decoração é composta por estofados de suede, mesinhas centrais e laterais de laca branca, além de escultura para dar o toque final ao espaço. Para a sala de jantar, Maximira aplicou amplo tapete de nylon escuro e cômoda listrada composta por espelho de moldura de madeira de demolição. “Adoro peças que tenham estilos próprios e gosto de misturá-los”, comenta.

Casa dos sonhos – Uma casa de fácil manutenção, com materiais nobres e forte preocupação com a sustentabilidade foram os pontos fortes de outro projeto, que Maximira Durigan desenvolveu para uma família com três filhos, em São Bernardo. Os moradores queriam uma casa dos sonhos, com todo conforto e aconchego para receber os amigos. Resultado: integração da área social, criando espaço amplo onde o home, a sala de jantar, o living e a cozinha conversam com harmonia, em tons neutros e cleans. A obra toda ficou pronta em oito meses, com destaque para ampla área externa, que ganhou elementos de madeira. As peças têm texturas de madeiras rústicas e envelhecidas. O deck flutuante de madeira, com futon, acomoda os convidados, no meio de toda jardinagem. No painel, arandelas para iluminação indireta.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes