Sem gargalos, ensino em São Caetano planeja reforma

Durante entrevista ao RD, Ivone garante que ainda este ano iniciará a reforma em 11 escolas públicas da rede municipal, além de implantar o Plano de Cargos, Salários e Carreiras.

Recém confirmada como titular na Secretaria de Educação de São Caetano, a professora Ivone Braido Voltarelli, destaca que a cidade não possui déficit de vagas. No ensino infantil e fundamental não o município não possui estudantes à espera de vaga.

Além disso, durante entrevista ao RD, Ivone garante que ainda este ano iniciará a reforma em 11 escolas públicas da rede municipal, além de implantar o Plano de Cargos, Salários e Carreiras. Atualmente, São Caetano conta com quase 20 mil alunos na rede pública e mais de 40 escolas.

Newsletter RD

Repórter Diário – Qual o balanço da gestão educacional?

Ivone Voltarelli – Diante das dificuldades do início da gestão por conta de dívidas, a educação conseguiu destaque. Nós atendemos toda demanda de crianças do primeiro ano do ensino integral. O balanço foi positivo e de avanço.

RD – Quais as perspectivas para 2014?

Ivone – O principal desafio é melhorar os índices externos como o Saresp [Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo], Prova Brasil e Prova São Caetano. Tudo para avaliarmos o retorno do conteúdo e da grade curricular que elaboramos. Além disso, estamos equipando com utensílios e mobílias as escolas que precisam de reformas estruturais.

RD – Como melhorar os índices?

Ivone – Nós temos um índice positivo no Saresp. Nossa média é maior que a do Estado. Estamos investindo em tecnologias nas escolas. O índice de melhora vai depender de cada escola. Melhorar meio ou um por cento na pontuação a cada ano é uma meta.

RD – Quais tecnologias, por exemplo?

Ivone – As escolas municipais de São Caetano iniciaram as aulas deste ano com novas lousas interativas, ferramentas tecnológicas que são utilizadas como apoio ao aprendizado de crianças e adolescentes. E em muitas unidades escolares os pais de alunos também estão sendo convidados a conhecer como os aparelhos são utilizados em sala de aula pelos professores de diversas disciplinas, com benefícios pedagógicos para os estudantes. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dom Benedito Paulo Alves de Souza, localizada no bairro Santa Paula, as reuniões de pais e mestres realizadas neste ano contaram com o apoio da lousa interativa. As famílias são incentivadas, ainda, a utilizar o portal educacional da Prefeitura em casa, estimulando o estudo dos filhos.

RD – Como é a Prova São Caetano?

Ivone – Observar todos os investimentos e capacitações se reflete no dia a dia. A prova é feita nas pontas, quinto e nono anos de ensino. Começou a ser aplicada em agosto. Este ano vamos fazer em março e vamos aplicar duas a três por ano. O conteúdo abrange todas as disciplinas.

RD – Como é o plano de reforma das escolas?

Ivone – Queremos reformar todas as escolas. Não vamos reformar todas as unidades esse ano. Hoje uma das prioridades é a EMEF Eda Mantoanelli, no bairro Santa Maria. Vamos iniciar o trabalho em 11 escolas.

RD – Qual é o investimento?

Ivone – O Setor de Obras está fazendo o orçamento para tudo isso e o Setor de Compras preparando todo o procedimento para adquirir os materiais necessários que vamos utilizar na rede.

RD – E as parcerias com os governos estadual e federal?

Ivone – Na questão da alimentação escolar, por exemplo, nós temos parcerias com os dois poderes, inclusive parceria com o governo federal na ajuda do custeio de reformas.

RD – Os uniformes serão entregues?

Ivone – Nós vamos receber o uniforme ainda em fevereiro. Duas camisetas, bermuda, blusão, calça etc.

RD – O processo de municipalização do ensino vai continuar em São Caetano?

Ivone – Por enquanto readequar através da reforma e depois ampliar o número de escolas em período integral. Nós não estamos com demanda de vaga. Não temos déficit nem no infantil e nem no fundamental. Não precisamos ampliar o número de escolas. As unidades que temos absorvem os nossos alunos.

RD – Quantas escolas no sistema período integral existem em funcionamento na cidade?

Ivone – Hoje são seis, mas queremos ampliar para atender a demanda. O ideal seriam todas as 20. Atualmente temos 6 e só uma atende o ensino fundamental dois.

RD – É possível transformar todas em integral?

Ivone – Podemos pensar em tornar integral uma ou duas unidade de ensino por ano.

RD – Quais adaptações?

Ivone – Ter uma boa cozinha industrial e espaço físico para oficinas. No contraturno existem oficinas para quem passa o dia inteiro. São oferecidos profissionais de dança e música para tornar as escolas integrais.

RD – E a valorização dos professores?

Ivone – Já está em andamento o plano de cargos, salários e carreira para ser implementado em 2014. Já tem empresa contratada pelo município para isso.

RD – Quais os principais pontos?

Ivone – Equilibrar o salário. A ideia é colocar o salário base mais alto. O piso hoje é por volta de R$1,5 mil. Ainda estamos chamando professores do concurso do ano passado. São Caetano não tem déficit de professores.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes