Banco de sangue opera com nível de estoque crítico, abaixo de 30%

A preocupação com o banco de estoque é ainda maior com a proximidade do feriado prolongado de Carnaval, que aumenta os índices de acidentes / Foto: Divulgação
Os estoques da Fundação Pró-Sangue, responsável pelo abastecimento de cerca de 300 hospitais associados da Região Metropolitana de São Paulo, estão em nível crítico. A instituição pública, ligada à Secretaria de Estado da Saúde e ao Hospital das Clínicas, está com aproximadamente três mil bolsas de sangue disponíveis, o que representa menos de 30% da capacidade total de armazenamento considerado estável.

A preocupação com o banco de estoque é ainda maior com a proximidade do feriado prolongado de Carnaval, que aumenta os índices de acidentes – principalmente nas estradas – além da necessidade de doação destinada aos pacientes em tratamento quimioterápico.

Enquanto por um lado há crescimento na demanda de sangue por outro há um decréscimo no volume das doações. De acordo com o hemoterapeuta da Fundação Pró-Sangue, André Albiero, as campanhas de doação devem ser feitas periodicamente para alertar a população sobre a necessidade de doar sangue.

Newsletter RD

“A falta de hábito dos brasileiros deixa os estoques em estado crítico”, aponta o médico especialista. Segundo Albiero, o Hospital Municipal de Diadema é o equipamento de saúde que mais recebe bolsas de sangue no ABC coletadas pela instituição.

Os postos de coleta funcionarão durante o feriado. Os locais e os horários podem ser conferidos através do site www.prosangue.sp.gov.br ou pelo telefone 0800 55 0300.

Estoque no ABC é estável

Na região das sete cidades, o banco de sangue controlado pela Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue) registra nível estável, segundo o gerente médico, Teobaldo Antônio de Carvalho. “Registramos bons números de doadores do tipo sanguíneo O negativo, que é considerado doador universal, e isso aumenta nosso quadro de atendimento aos pacientes de urgência e emergência”, afirma o especialista.

No total, são quatro mil bolsas de sangue coletadas por mês pela Colsan, nas quatro unidades instaladas na região – Hospital Estadual Mário Covas (Santo André); Centro Hospitalar Santo André; Hemocentro Regional de São Bernardo; e Núcleo Regional de Hemoterapia Dr. Aguinaldo Quaresma (São Caetano).

Procedimentos para doação

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, estar alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar munido de documento de identidade original com foto.

Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes