Martinha quer direcionar mão de obra a empresas

“Vamos elaborar um calendário de visita aos sindicatos e incentivar a inserção da população no mercado de trabalho”, afirmou Martinha,

O secretário de Trabalho de Santo André, Cícero Firmino, o Martinha, pretende iniciar em março as reuniões com os líderes sindicais presentes em Santo André para estabelecer parceria entre os sindicatos e a nova Pasta, com objetivo de direcionar as vagas de trabalho cadastradas na Central Pública de Emprego, Trabalho e Renda (CPTR) aos postos oferecidos pelos setores empresarias da cidade.

“Vamos elaborar um calendário de visita aos sindicatos e incentivar a inserção da população no mercado de trabalho”, afirmou Martinha, durante primeiro encontro com as lideranças sindicais na sede da Secretaria de Trabalho. Segundo o secretário, os empresários serão os próximos a serem reunidos pela Pasta.

Newsletter RD

O chefe do Executivo, Carlos Grana (PT), marcou presença no evento e destacou a necessidade de investir nos centros de formação para direcionar mão de obra qualificada às empresas. “Estamos estabelecendo convênio com o Instituto Federal de [Ciência, Educação e] Tecnologia de São Paulo para trazer cursos mais avançados para Santo André, com previsão de início das aulas já em agosto deste ano”, afirmou o prefeito. O Centro Público de Formação Profissional Júlio de Grammont, no Jardim Cristiane, abrigará os cursos ainda em processo de definição, e terá capacidade para atender aproximadamente 1,2 mil pessoas em cursos do ensino médio e profissionalizante.

Economia Solidária

Martinha pontuou seu interesse como secretário em incentivar a população de baixa escolaridade a serem inseridas no mercado de trabalho através da criação de cooperativas na cidade. Segundo ele, a proposta é direcionada, principalmente, às pessoas cadastradas na Secretaria de Inclusão Social e que recebem auxílio do programa Bolsa Família, do Governo Federal.

“Nosso desafio é trazer pessoas da periferia da cidade para treinamento. Temos que ensinar como produzir e dividir os resultados entre os participantes da cooperativa, além de prestar assessoria depois de estruturado o projeto”, afirmou o secretário.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes