São Caetano lança currículo escolar unificado

Prefeito Paulo Pinheiro destacou que currículo foi discutido democraticamente com educadores da cidade.

Na manhã desta segunda-feira (20), educadores da rede municipal de São Caetano se reuniram no Teatro Paulo Machado de Carvalho para o lançamento do currículo escolar unificado, que faz com que todas as escolas municipais tenham uma mesma linha pedagógica.

O documento distribuído às escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental foi produzido democraticamente e contou com a participação, em sua confecção, de centenas de profissionais do ensino, desde diretores e professores aos educadores de apoio.

Newsletter RD

O currículo unificado leva em conta a construção de habilidades e competências em cada ano de estudo, disciplina por disciplina, e também determina as expectativas de aprendizagem para cada ano. “Esse currículo vai aumentar a responsabilidade de nossas escolas, pois será possível acompanhar de forma mais apurada o desempenho de cada uma delas”, explicou o prefeito Paulo Pinheiro.

A secretária interina de Educação de São Caetano, Ivone Braido Voltarelli, destacou a importância da iniciativa e elogiou o trabalho árduo de todos os envolvidos no projeto. “Ao longo do ano passado realizamos centenas de reuniões e não houve quem reclamasse, pois há décadas nós, educadores da cidade, esperávamos por este currículo unificado”, disse.

Os currículos escolares de São Caetano são detalhados: nas 380 páginas que compõem o documento criado para as escolas do Ensino Fundamental, professores e diretores têm acesso à expectativa de atividades e conteúdos programáticos que devem ser trabalhados em sala de aula a cada trimestre; já o currículo da Educação Infantil conta com 210 páginas com propostas de atuação e ainda as habilidades esperadas para cada grupo de jovens estudantes em cada eixo do conhecimento.

A expectativa dos educadores da rede de ensino para o trabalho com o novo currículo é grande. A diretora da Escola Municipal de Ensino (EME) Prof. Alcina Dantas Feijão, Alessandra de Siqueira, lembrou que havia muita variação no nível de ensino. “A gente percebia a falta de uniformidade quando algum aluno trocava de escola. Agora toda a rede vai caminhar da mesma forma e o mais importante é que o currículo foi feito por professores que atuam nas nossas escolas, que sabem a realidade em que nós atuamos”, comemorou.

A previsão é que os novos currículos escolares unificados de São Caetano passem por revisão a cada dois anos, para atualização e inclusão de novas práticas e propostas pedagógicas. Além disso, os educadores da cidade continuarão participando de atividades de formação no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra. Zilda Arns, sempre com o intuito de oferecer aos estudantes sancaetanenses acesso a um ensino público de qualidade.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes