Localização dificulta exploração de gás de xisto

Há uma incongruência entre a localização das reservas de gás não convencional (de xisto) no Brasil e a malha de escoamento já existente, afirma o gerente do departamento de Petróleo e Gás do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luiz Daniel Wilcox de Souza. “Nossa malha está toda na costa. Se comparar com a base das possíveis bacias (localizadas no interior do País), há uma incongruência”, apontou.

Outra dificuldade para viabilizar a exploração do gás não convencional no País, segundo Souza, é a capacidade de monetizar o processo. “Uma vez confirmadas as reservas, como vamos monetizar a exploração?”, questionou, referindo-se à possibilidade de se implantar usinas de energia e indústrias de fertilizantes, entre outras opções. “Não adianta ter projetos espalhados que não viabilizem a construção dos gasodutos”, afirmou.

Newsletter RD

O representante do BNDES acrescentou que, para atender às previsões de demanda, existe a necessidade de um investimento muito grande na capacidade de exploração e armazenamento. Segundo Souza, o banco público está preparado para apoiar esses investimentos, mas ressaltou que é preciso ter uma visão crítica sobre o tamanho dos desafios.

Seus comentários foram feitos na manhã desta quarta-feira durante o Fórum Brasil Competitivo – O Futuro do Gás Natural, realizado pelo Grupo Estado em parceria com a Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), em São Paulo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes