Professores e alunos das federais realizam ato em frente à Bovespa

Professores, alunos e funcionários das instituições federais de ensino superior, em greve desde 17 de maio, realizaram nova manifestação na tarde desta terça-feira (12). O ato, iniciado às 11h e realizado em frente à Bovespa, no centro de São Paulo, reuniu profissionais e estudantes da UFABC (Universidade Federal do ABC), UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) e foi organizado para trazer mais visibilidade ao movimento, que busca alterações no plano de carreira dos docentes e melhorias em questões estruturais das universidades.

“De acordo com o levantamento do nosso comando de greve, cerca de 500 pessoas participaram do protesto. A adesão dos alunos foi significativa e demonstra que estão todos empenhados na luta pela melhor qualidade do ensino superior no País”, diz Armando Caputi, presidente da associação dos professores da UFABC. “Até agora, o governo não demonstrou boa vontade em negociar, mas a paralisação não irá parar até conseguirmos a atenção que a educação merece”, afirma.

Newsletter RD

Reivindicações
De acordo com o ANDES-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), o reajuste salarial reivindicado é de 22,08%, aumento referente à inflação e variação do PIB desde 2010.

Além do aumento no salário, os professores também lutam por mudanças no plano de carreira, alegando a existência de grandes diferenças salariais entre pequenas progressões e dificuldades burocráticas em ascender aos cargos mais altos da profissão.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes