Bom relacionamento com sogra depende de amadurecimento

Psicóloga acredita que relacionamento ruim é uma questão cultural (Foto: Stock.Xchng)

Intromissões no relacionamento, no modo de como fazer as tarefas de casa e principalmente na rotina do casal. Essas reclamações geralmente estão associadas à sogra, que culturalmente está longe de ser o membro da família mais amado pelos maridos e esposas. De acordo com Rosa Eugênia de Freitas, psicóloga e especialista em psicanálise e doenças da modernidade, o relacionamento ruim com a sogra é uma questão cultural. “Pelo menos 70% dos relacionamentos com a sogra são complicados”, afirma Rosa que atualmente também realiza palestras com o tema “Sustentabilidade Emocional”.

No entanto, a psicóloga lembra que muitos dos seus pacientes consegue ter melhor relacionamento com a sogra do que com a própria mãe. A assessora de imprensa Gabrielle Monice Garcia é um exemplo. Noiva, a moça garante que o relacionamento com a sogra é o melhor possível. “Ela diz que eu sou a filha que ela não teve e eu a respeito e a trato como tal”, afirma. Entre os principais problemas do relacionamento conturbado está a imaturidade tanto por parte da sogra como do marido ou esposa. De acordo com a psicóloga, é essencial que se faça uma leitura de cenário onde a sogra está envolvida. “É necessário uma troca de percepção, que haja uma análise de comportamento tanto por parte da sogra como da nora ou genro. Essa é uma das formas de se garantir um bom relacionamento”, afirma Rosa.

Newsletter RD

A jornalista Flávia Barros, casada há três anos, também afirma que a convivência com a sogra sempre foi harmoniosa. “Nunca tive qualquer desentendimento com qualquer sogra, pelo contrário, os relacionamentos acabaram, mas a amizade com as sogras continuou”, exemplifica. A dica para manter harmoniosa a convivência, segundo Gabrielle, é não encarar a sogra como sogra. “Não pode encarar como sogra, porque já está taxado que sogra é chata”, conta.

Gabrielle ainda defende que brigar é a pior saída “Acho que o melhor é entender que ele não será exclusivo da mãe pra sempre, mas também não será só da namorada ou esposa nunca. Ele precisa das duas e se estiverem juntas melhor ainda. Brigar ou encher os ouvidos dele não vai adiantar”, conclui. Para Flávia, o segredo é ser educada e demonstrar afeto pelo parceiro. “Ser educada, gentil e se mostrar a disposição para começar uma boa amizade. Também demonstrar muito carinho e respeito pelo filho dela”, aconselha. (Colaborou Larissa Marçal)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes