Glúten em excesso pode causar enxaqueca

Foto: Stock.xchng

As opções de alimentos que não contém glúten em sua composição são cada vez maiores nas prateleiras dos supermercados. Isso porque, a substância que é necessária para a dieta diária pode causar distensão abdominal, enxaqueca, desconforto abdominal e até mesmo gases se ingerida em grandes quantidades, segundo especialistas.

Apesar de ser desconhecido pela grande parte da população o glúten nada mais é do que a mistura de duas proteínas, a gliadina e a glutenina e pode ser encontrado em sementes, farinhas, cereais e cevadas.

Newsletter RD

Para quem excluiu o glúten da alimentação radicalmente precisa ficar atento já que a substância faz parte das pirâmide alimentar e não leva a benefício alguma caso seja retirado totalmente da dieta.

“Um exemplo de que o glúten e os alimentos em q ele compõe são importantes é o trigo, elemento que constitui o pão. O pão de glúten, no qual o glúten é adicionado além da farinha de trigo, diminui o índice glicêmico por ter mais proteínas, podendo ser interessante para diabéticos”, afirma Camila Belentani, nutricionista do Hospital Santa Helena, com unidades no Grande ABC.

Doença Celíaca

O glúten deve ser totalmente excluído apenas das refeições de quem tem intolerância a substância, como os pacientes com doença celíaca. “Pacientes com doença célica é que devem abolir o glúten da dieta, devido a falta de enzima transglutaminase, responsável pela quebra do glúten para sua metabolização e absorção” explica Camila. (Colaborou Larissa Marçal)

 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes