Ministro inicia projeto de comunicação integrada das GCMs da região

Ministro da Justiça entrega rádios comunicadores (Foto: Marciel Peres)

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, entregou esteve no Consórcio Intermunicipal Grande ABC nesta sexta-feira (9) para a entrega de 370 rádios de comunicação, 36 computadores e 12 impressoras, que serão divididos pelas GCMs (Guardas Civis Municipais) da região.

Os equipamentos serão compartilhados pelas corporações de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires. Rio Grande da Serra não possui GCM. A implantação do projeto permitirá uma comunicação permanente entre as Guardas Civis. “Esta é uma parceria muito importante, já que a segurança pública é responsabilidade de todas as esferas de poder: federal, estadual e municipal. E a questão central da segurança pública está exatamente na integração”, afirma Cardozo.

Newsletter RD

O projeto prevê a integração operacional e agilidade no atendimento de ocorrências nas divisas dos municípios. Foram instaladas seis estações repetidoras, uma em cada município. “Esse trabalho permitirá que os guardas civis de uma cidade sejam avisados quando um criminoso cruze a divisa dos municípios. Estimamos que a atuação impactará diretamente nos casos de roubo e furto de pessoas e veículos”, diz o secretário de Segurança Urbana de São Bernardo e coordenador do Grupo de Trabalho Segurança do Consórcio Intermunicipal, Benedito Mariano.

O programa, que foi elaborado pela Prefeitura de São Bernardo, foi aprovado em 2010 pelo Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) do Ministério da Justiça. Os recursos são de cerca de R$ 800 mil. De acordo com Mariano, os rádios estarão funcionando na próxima semana, quando a Anatel aprovar a liberação de uma frequência específica para a comunicação.

Os computadores e as impressoras serão utilizados para a realização de estatísticas do trabalho das guardas dentro do projeto do Observatório de Segurança das Guardas Municipais. As GCMs da região já utilizam o Registro Integrado de Ocorrências desde 2010, quando o Grupo de Trabalho de Segurança padronizou os registros municipais.

Segundo o presidente do Consórcio e prefeito de Diadema, Mário Reali, o próximo passo é a instalação de portais de segurança nas divisas dos municípios. “Serão 10 portais para cada divisa, que facilitará a identificação de criminosos em fuga”, adianta. Reali ainda reforçou o pleito de um sistema integrado de monitoramento que envolverá as prefeituras, GCMs e as polícias militar e civil.

Campanha do Desarmamento
Os prefeitos também assinaram o Acordo de Cooperação entre o Consórcio e o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública e do Departamento da Polícia Federal, para a adesão regional à Campanha do Desarmamento. A implantação será realizada pelas secretarias municipais de segurança por meio das GCMs, que receberão armas de fogo, acessórios e munições entregues voluntariamente pela população.

O número de postos de arrecadação das armas no ABC ainda não foi definido. “Um dos pontos que precisamos ressaltar é o melhoramento neste ano na questão do ressarcimento pela arma entregue pelo cidadão. No ano passado houve contratempos burocráticos e muitas pessoas levaram algum tempo para receber. Hoje, graças a uma parceria com o Banco do Brasil, é possível receber logo após a entrega da arma”, relata o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Em 2010 foram entregues 50 mil armas de fogo. Durante a campanha deste ano, já foram recolhidas 22 mil armas.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes