Especialista orienta para manter autoestima

Foto: Stock.xchng

A autoestima nada mais é do que o amor próprio, reconhecer o valor e aceitar o lugar no mundo. Parece simples, mas muitas pessoas sofrem com a baixo autoestima que pode levar ao desânimo e insegurança e pode surgir em situações de emprego ou fim de relacionamento.

Nelma Penteado, terapeuta, explica que a autoestima nada mais é do que a mola que move o sucesso tanto na vida pessoal como profissional. “Você não consegue nada se não trabalha a autoestima”, conta Nelma, considerada a diva da autoestima.

Newsletter RD

Fernando Lourenço Maeda, psicólogo do Hospital Santa Helena, explica que a autoestima é adquirida ao longo da vida e se trata do reforço do comportamento humano. “Quando na infância o pai e mãe reforçam a atitude do filho está valorizando a autoestima”, explica.

Segundo Ricardo Melo, consultor em desenvolvimento humano e Master Trainer em Programação Neurolinguistica, sem a presença da autoestima a pessoa fica sempre se comparando com os outros e também surge a carência e a busca pela aceitação dos outros.

Para as pessoas que imaginam problemas com a estima apenas para determinadas faixas etárias pode esquecer, o mal não tem qualquer idade e transforma tarefas simples em grandes desafios. Atitude que é o resultado da falta de confiança na própria capacidade.

A baixa autoestima ainda pode resultar em depressão. “Toda pessoa deprimida tem baixo auto-estima, mas nem toda pessoa com baixa auto-estima é deprimida”, explica Melo. “Basta olhar em volta e perceber como encara a si próprio, os problemas e a vida. Toda depressão tem raízes na baixa autoestima”, pontua Nelma autora do livro A Menina que Pensava que era Feia entre outros.

Superação

O primeiro passo para superar a baixo autoestima é lembrar que todo ser humano é um ser pronto para aprender, evoluir e melhorar, segundo Melo. A segunda dica é fazer atividades que dêem prazer, como ler livro e assistir filmes que gosta, independente da preferência dos outros. “Podemos mudar o rumo de nossa vida a qualquer momento”, afirma Melo.

Para Nelma a melhor maneira de alcançar a auto estima é pensamento e ação. “Pensar em coisas boas e realizar coisas boas. Pensar em suas capacidades e apostar nelas”, conclui.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes