Mulheres no dilema entre a carreira e a maternidade

Pouca gente sabe, mas existe o Dia da Gestante, comemorado em 15 de agosto, os médicos, maternidades e lojas de artigos para gestante e bebês fazem comemorações e um dia de conscientização.

É importante discutir o dilema da mulher entre a opção da gravidez e a ascensão no mercado de trabalho. Quando acontece a maternidade, por um fator comportamental, é a mulher a primeira ou única a desviar de seus objetivos.

Newsletter RD

A mulher espera e se previne contra a concepção até que seu relógio biológico precisa ser respeitado. A maioria das mulheres, com carreira consolidada, opta por ser mãe após os 35 anos.

Hoje os casais planejam a gravidez de acordo com a situação econômica e profissional de ambos, e é difícil a gravidez acontecer como consequência do casamento. Talvez esse seja um aspecto que faça adiar tanto a maternidade.

A maternidade não se ensina e os sentimentos balanceados levarão a mulher a compor esta espera, talvez um dia contará que teve dificuldades, mas não haverá impedimento para alcançar suas metas. Há que se observar que a maternidade é uma vocação presente na maioria das mulheres, e que muitas não se sentem frustradas com esta mudança de curso na vida, portanto sem frustrações porque exerceriam – com prazer – a atividade doméstica sem grande dilema.

Depois dos nove meses de expectativa, a alegria do bebê é imensurável. Passam os meses da licença maternidade e o retorno ao campo de trabalho é com certeza um novo parto, que mesmo programado não vai ser fácil e menos doloroso. Como o mundo é dinâmico, a mulher nunca voltará ao mesmo ponto em que parou: novas tecnologias, pessoas e interesses deixarão esta mulher à margem; e será com muita disposição e garra que voltará a competir no mercado de trabalho e principalmente fazer crer aos outros que o foco principal é a realização profissional. Persistência e tempo para este crédito.

Dra. Denise Coimbra é formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em Ginecologia e Obstetrícia, faz parte do serviço de reprodução humana da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP. 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes