Viver bem depois do divórcio tem segredo

Viver bem depois do divórcio tem segredo (Foto:stock.xchng)

O divórcio, muitas vezes, é encarado como período de luto para quem enfrenta a situação. Reconstruir a vida ao lado de outro parceiro pode ser cercado de traumas e receios. Para evitar isso, a recomendação dos especialistas é valorizar o presente e estabelecer muito diálogo. Viver a dois novamente, mas sem cobranças.

Para Margarete Volpi, psicoterapeuta familiar e de casal, o importante é estabelecer um campo de diálogo para o casal ser objetivo quanto ao gosto de cada um.

Newsletter RD

“O segredo é conversar, mas sem julgar o outro e encarar o relacionamento como terceiro personagem. É impossível manter boa relação quando apenas um se preocupa com o relacionamento”, diz Margarete, também fundadora do Instituto Volpi e Pasini.

Este foi caminho que Luiz Fernando Milani, professor e consultor de empresas, resolveu seguir ao se divorciar. “Namoro há um ano e meio e não existem cobranças sobre casamento; o respeito mútuo agora é muito maior”, explica Milani.
Para o professor, a maior lição que tirou do casamento foi a tolerância e o discernimento sobre o que lhe faz bem. “As pessoas têm de buscar alguém que tenha os mesmo valores e que venha a acrescentar algo”, ensina.

Dar tempo ao tempo
A psicoterapeuta diz que iniciar um relacionamento logo após a separação é arriscado, pois a tendência é levar traumas e comportamentos para a nova relação. “O melhor é rever conceitos, identificar problemas que afetaram a outra relação e não assumir compromisso para vida inteira”, recomenda Margarete.(Colaborou Larissa Marçal)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes