Trilha histórica de Paranapiacaba será restaurada

Considerada como um dos caminhos mais antigos do Estado, com aproximadamente 500 anos, a Trilha da Pedra Lisa, que fica entre a Vila de Paranapiacaba e Cubatão, dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, será revitalizada. O projeto de restauração está previsto para começar em março deste ano e contará com aporte de R$ 2,4 milhões, sendo R$ 2 milhões do FID (Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos), da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo, e o restante da Fundação para a Conservação e Produção Florestal do Estado de São Paulo.

A ação, denominada Recuperação da Trilha da Pedra Lisa, terá duração de dois anos e será desenvolvida pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). O principal objetivo será a reabertura da trilha, atualmente fechada por perigo de deslizamento. “O local chegou a esta situação devido ao uso inadequado dos visitantes, que não seguiam a trilha original e cortavam caminho. Isso, somado ao caminho das águas, fez com que surgisse erosão”, explica Lígia Ferrari  Torella Di Romagnano, responsável pela Seção de Sustentabilidade de Recursos Florestais do IPT.

Newsletter RD

Entre os trabalhos previstos estão levantamento histórico para traçar a trilha original e, se possível, recuperação; diagnóstico ambiental e levantamento geotécnico; e os processos de engenharia não convencionais. “Queremos utilizar materiais menos impactantes, como a madeira e até mesmo as pedras. Com isso, o visual fica mais natural e, ao mesmo tempo, oferecemos a segurança necessária aos usuários”, completa Lígia. A trilha original conta com 6 km de extensão e área afetada de 30 km².

Com as intervenções, o projeto visa fomentar a economia local voltada ao turismo e estimular a educação ambiental. “Firmamos parceria em que os guias turísticos locais vão acompanhar nosso trabalho. Eles serão informados de tudo por meio de reuniões e, depois de finalizada toda a ação, ele vão nos ajudar a monitorar a trilha. Ninguém melhor que eles, que estarão sempre por lá, para nos ajudar a fiscalizar o que acontece no local”, finaliza.

Revitalização fortalecerá o turismo na Vila
 
Nilton Fabiano de Marchi, assistente da Diretoria de Meio Ambiente de Paranapiacaba, está otimista com os resultados que a reabertura da trilha pode gerar na vila ferroviária. “Com um investimento como esse só consigo ver benefícios e melhorias. A medida vai ajudar a atrair mais turistas e, consequentemente, girar a economia local”, completa. Em 2010, mais de 16 mil turistas visitaram o parque.
 
Para Marchi, o contato com o meio ambiente é um dos principais atrativos de Paranapiacaba, ao lado do patrimônio histórico. “A Prefeitura tem outros projetos de revitalização de trilhas, principalmente dentro do Parque das Nascentes”, conta. As quatro principais trilhas da Vila são a da Pedra Lisa, da Pontinha, da Água Fria e do Mirante. As três últimas ficam dentro do Parque, enquanto a da Pedra Lisa ultrapassa as fronteiras.
 
Até o final deste fevereiro deverá ser apresentado o Plano de Manejo, relatório de toda situação do Parque das Nascentes, que é uma unidade de conservação. “Este documento vai nos dar subsídio para analisar o que deve ou não ser feito para melhor a região e sanar problemas”, explica. (AB)
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes