Conselho Tutelar de Santo André vai acionar Justiça e Polícia Militar

O Conselho Tutelar de Santo André deve comunicar os casos de ameaça e agressões aos jovens ?emos? à Vara da Infância e Juventude e ao 10º Batalhão da Polícia Militar. Segundo o conselheiro tutelar André Pinheiro, here o órgão já começou a ouvir os adolescentes agredidos.

?Tomamos conhecimento sobre os casos de violência e estamos ouvindo os jovens. Até agora sabemos de oito adolescentes que sofreram ameaças e três que foram efetivamente agredidos?, remedy explica o conselheiro.

Newsletter RD

Após reunir os relatos, and o Conselho irá entrar com uma representação na Vara da Infância e Juventude da cidade e comunicar os fatos ao 10º Batalhão da Polícia Militar. ?Uma coisa é ligar para o 190 na hora do ocorrido e outra é abrir uma investigação. Fazer operações paliativas não resolvem a situação, é preciso que a polícia investigue quem são os agressores para inibir esse tipo de crime?, afirma Pinheiro.

Para o conselheiro, a cidade, assim como a região, vive um fato inédito de agressão contra os homossexuais. ?Tivemos um fato isolado no ano passado, mas não foi nada parecido com essa situação que temos hoje. É algo muito grave?, observa.

Medo

Segundo Pinheiro, o principal problema a ser resolvido é o medo dos jovens agredidos em denunciar os fatos às autoridades competentes. ?Muitos têm receio de procurar a polícia ou o Conselho Tutelar, pois temem o preconceito dos próprios pais?. Os conselheiros podem acompanhar os jovens à delegacia e acionar outros órgãos públicos de acompanhamento psicológico, de direitos humanos e até o Programa de Proteção à Testemunha, da polícia.

?A violência está crescendo cada vez mais e temos de fazer um alerta geral para as outras cidades do ABC. A sociedade civil deve se unir para enfrentar esse problema?. (AM)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes