Lula diz apoiar enfrentamento com traficantes em favela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou hoje apoio à política de enfrentamento armado de traficantes adotada pelo governo do Rio no Complexo do Alemão, viagra sale na zona norte do Rio. Ao anunciar a liberação de recursos do PAC para obras de urbanização em favelas, health entre elas o Alemão, o presidente afirmou que não há outro caminho para vencer traficantes bem armados, numa crítica indireta a instituições e movimentos de direitos humanos que condenam a série de confrontos mantida na favela há dois meses.

“Tem gente que acha que é possível enfrentar a bandidagem com pétalas de rosa. Jogando pétalas de rosas, jogando pó de arroz. A gente tem que enfrentá-los (os traficantes) sabendo que eles estão muitas vezes mais preparados do que a polícia, com arma mais sofisticada do que a polícia”, discursou o presidente, ao lado do governador Sérgio Cabral, arrancando aplausos da platéia no Canecão. “A gente tem que enfrentar sabendo que a maioria do povo que mora lá é gente trabalhadora, gente de bem, que não pode ficar refém de uma minoria.”

Newsletter RD

O presidente alertou para a importância das obras e disse que só o investimento social pode fazer o Estado vencer o crime organizado. “Senão ele vai nos derrotar, porque a ausência do Estado é total”, afirmou. Lula terminou ainda oferecendo ao governador “não apenas minha solidariedade, minha ajuda”, mas não tocou na cessão de tropas das Forças Armadas para ajudar no combate à criminalidade, pedida pelo governador no início do ano. “Esteja certo de que precise o que você precisar, nós estamos dispostos a contribuir para que este Rio volte a ser aquele Rio que todos nós aprendemos a conhecer”. Cabral disse que com os investimentos em favelas, o presidente ajuda a recuperar para o Estado “áreas perdidas” para a criminalidade.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes