Lançada campanha na Flip pela liberdade de expressão

Da primeira mesa do dia, rx na 5ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), saiu uma manifestação em prol da liberdade de expressão. Em debate que reuniu hoje os escritores Fernando Morais, Ruy Castro e Paulo César de Araújo, ganhou consenso a idéia de se encaminhar ao Congresso Nacional um abaixo-assinado, solicitando a aprovação de uma emenda constitucional que garanta a liberdade de expressão.

A proposta, sugerida por uma pessoa da platéia, foi prontamente aprovada pelos escritores e com salva de palmas do público que lotou a Tenda dos Autores. O encontro entre os três autores era bastante propício para essa manifestação. Todos eles sofreram entraves ao narrar a história de alguma personalidade ou empresa.

Newsletter RD

Morais teve problemas com sua obra “Na toca dos leões”, onde abordava a trajetória da agência de publicidade W/Brasil, de Washington Olivetto. O também mineiro Ruy, por sua vez, arcou com processo ao relatar a vida do jogador de futebol Garrincha, em “Garrincha – Estrela solitária”. O baiano Araújo, entretanto, protagonizou o embate recente mais polêmico. Sua obra biográfica sobre o “rei” Roberto Carlos teve que sair de circulação por conta de uma ação na Justiça do próprio cantor, que alegou invasão de privacidade.

Nobel

A coleta de assinaturas ainda não começou. Mas a idéia é aproveitar os grandes nomes da literatura estão no evento, entre eles dois prêmios Nobel para dar mais peso ao abaixo-assinado. “A representatividade da Flip, que recebe neste ano dois ganhadores do Prêmio, Nobel Nadine Gordimer e J.M. Coetzee, e um vencedor do Prêmio Príncipe de Astúrias, Amós Oz, além de grandes escritores brasileiros e estrangeiros, daria um enorme peso ao documento”, declarou Fernando Morais durante o debate.

O terceiro dia da Flip ainda teve mesas de debates com Ahdah Soueif e Ana Maria Gonçalves. O baiano Antônio Torres e o moçambicano Mia Couto encerraram a concorrida terceira mesa do dia. A Flip ainda traz dois debates hoje: Dennis Lehane e Guillermo Arriaga falam sobre literatura e cinema, às 17h, e a prêmio Nobel Nadine Gordimer e o pacifista Amós Óz fazem a última mesa, às 19h.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes