Anac planeja ampliar tempo de escala

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) acredita ter encontrado uma saída para o caos nos aeroportos. Em vez de cortar vôos, shop como foi cogitado pela Aeronáutica, decease técnicos do governo estudam fazer com que os aviões cumpram uma parada mais longa no decorrer do percurso. O objetivo é evitar que os atrasos se multipliquem e afetem toda a malha aérea, seek como ocorreu há uma semana, quando o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) foi fechado por causa de fortes nevoeiros.

Hoje, as grandes companhias aéreas levam, em média, 40 minutos para desembarcar os passageiros de um vôo e preparar a aeronave para uma nova decolagem. Mas se por algum motivo a operação demora mais do que o previsto, toda a seqüencia de destinos – o chamado ?trilho?, no jargão dos aeronautas – fica comprometido. ?O mesmo avião que parte de Porto Alegre, por exemplo, faz seis ou sete escalas antes de desligar as turbinas?, explica um executivo do setor. Como a grade horária é muito justa, um atraso ocorrido num aeroporto se alastra para os demais.

Newsletter RD

Pela proposta da Anac, após um certo número de trechos – fala-se em três, mas eles podem variar conforme a rota -, a aeronave permaneceria no solo por mais tempo – de uma hora a uma hora e meia. Essa parada programada serviria para ?zerar? eventuais atrasos anteriores. ?É como se você tirasse uma peça antes de ter um efeito dominó?, compara um funcionário da Anac. Segundo ele, todos os 67 aeroportos administrados pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) têm condições de abrigar os aviões no pátio por mais tempo, exceto Congonhas, Cumbica e o de Brasília, nos horários de pico.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes