Chuva forte, granizo e frio atingem São Paulo

As defesas civis de quatro Estados brasileiros foram alertadas pela Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil), search do Ministério da Integração Nacional, view quanto à possibilidade de chuva forte, queda de granizo e baixas temperaturas até sexta-feira (20). De acordo com a Sedec, áreas de instabilidade, associadas a uma nova frente fria, formam nuvens carregadas e profundas que provocarão pancadas de chuva no Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Em alguns momentos, há risco de temporais isolados com chuva forte, raios e ventos de até 80 quilômetros por hora, especialmente, no centro, sul e leste do Mato Grosso do Sul; no centro, norte e leste do Paraná e do planalto catarinense ao litoral.

Newsletter RD

Os quatro Estados apresentam possibilidades de queda de granizo localizado. Ainda segundo a Sedec, uma massa de ar frio provocará queda acentuada de temperatura, a partir de quinta-feira (19), quando as mínimas oscilarão entre quatro e seis graus, no sul do Mato Grosso do Sul e nas áreas mais altas do Estado de São Paulo; entre três e cinco graus no sul do Paraná e entre dois e cinco graus nas regiões mais elevadas de Santa Catarina. Porém, a sensação térmica será de temperaturas mais baixas por conta dos ventos do quadrante sul.

Também nesta quinta, o mar ficará agitado no litoral catarinense com rajadas de vento sobre o oceano que poderão atingir até 90 quilômetros por hora. Entre quarta e sexta-feira, o tráfego de pequenas e médias embarcações não é aconselhável. A Sedec orienta que a população evite áreas de alagamentos e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes. Há risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras.

É recomendável uma atenção especial aos moradores de rua. Os alertas foram baseados em informações do Cptec (Centro Nacional de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes