ABC - quinta-feira , 10 de outubro de 2024

Jalapão garante diversão para amantes de aventura

Praia da Cachoeira da Velha está entre os pontos turísticos mais visitados da região (Foto: Divulgação/CVC)

Destino dos apaixonados pelo ecoturismo e o turismo de aventura, a região do Jalapão, localizada em Tocantins, é um lugar ímpar para quem curte a natureza. Situada na divisa da Bahia, Maranhão e Piauí, a região encanta pelas águas abundantes, chapadões e serras com climas de savana, além das paisagens de cerrado, com dunas alaranjadas, cachoeiras, nascentes e formações rochosas.

A maioria dos atrativos está localizada nas cidades de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. Entre os cenários mais procurados estão a Cachoeira da Velha, uma queda d´água em forma de ferradura com cerca de 100m de largura e 15m de altura, as dunas, que são uns dos cartões postais da região e podem chegar até 40m de altura e a Serra do Espírito Santo, formação rochosa onde é possível apreciar a flora da região.

Newsletter RD

Uma das principais atividades que não pode ficar de fora do roteiro de nenhum visitante é a prática no rafting nas corredeiras do rio Novo. Há duas opções, uma são os longos percursos, de até quatro dias, nos quais é possível conhecer cachoeiras de altos níveis de dificuldades e fazer paradas nas praias de areia branca e finas que se formam nas margens dos rios. Outra opção, mais rápida e escolhida pela maioria dos turistas, tem até três horas de descida.

Não é necessário ser experiente com remo ou saber nadar para encarar as águas turbulentas. Basta usar todos os acessórios de segurança adequados e seguir as orientações dadas pelas agências de turismo.

A cachoeira do Formiga também é um dos atrativos de encher os olhos. A nascente de água verde-esmeralda com pequenas quedas d´água é cercada por vegetação de árvores altas, samambaias e moitas de palmeiras nativas. Mas o espetáculo fica por conta das piscinas formadas aos pés das cachoeiras, onde os visitantes podem mergulhar e observar o fundo do lago.

Já os fervedouros são verdadeiros oásis em meio à vegetação fechada. No centro de brejos e riachos, um grande poço de água azul transparente nasce de um rio subterrâneo. A água que brota das areias claras é a responsável pela pressão que provoca o chamado fenômeno da ressurgência, que permitem que os banhistas não afundem.

Artesanato

O turista também pode conhecer os povoados de Mumbuca e Prata, formada por cerca de 200 habitantes. As comunidades são remanescentes de quilombos da região, que ficam a 36 km de Mateiros, e também foi nesse local que surgiram os populares artesanatos com o capim dourado, como bolsas, brincos, pulseiras, chapéus, cestas e diversos objetos de decoração. Hoje, esta é a fonte de renda e símbolo da região e do Tocantins, além de ser um dos principais souvenirs de quem visita o local.

Quem se interessar em visitar o Jalapão pode encontrar pacotes em várias agências de viagens. Na CVC, a viagem para a região é de sete dias e custa R$ 2.380 por pessoa. No roteiro estão inclusas visitas ao Canyon Suçuapara, práticas de canoagem, trilhas monitoradas para o Mirante da Serra, visita às cachoeiras da Velha e da Formiga, além de ter o direito ao café da manhã todos os dias.

Já na FlyTour, os pacotes ficam na faixa de R$ 2,8 mil por pessoa e variam de quatro a sete dias de duração. Os serviços inclusos em todos eles são os transportes do hotel ao aeroporto, café da manhã, pensões no Safari Camp Korubo, um ambiente que busca proporcionar uma experiência junto à Natureza, inspirada em safaris africanos.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes