Campanha Travessia Segura atinge 300 mil pessoas no ABC

Mister Mão e equipe estiveram em diversas ruas da região durante a semana (Foto: Gleyce Souza)

O super-herói Mister Mão foi às ruas e avenidas da região pela quarta e última vez na Semana Nacional do Trânsito nesta quinta-feira (24). Em cada data, o personagem interagiu com moradores das sete cidades, buscando aumentar a conscientização sobre o uso e o respeito à faixa de pedestres. Apenas para esta ação foram mobilizados 76 profissionais, sendo sete personagens fantasiados, um em cada município. 

As equipes estenderam faixas para alertar os motoristas, enquanto eram entregues panfletos aos condutores e pedestres, com acompanhamento de supervisores e agentes de trânsito. Ao todo foram 84 horas de ações de rua simultâneas na região durante a Semana, com alcance estimado em 300 mil pessoas e distribuição de mais de 70 mil panfletos explicativos. 

Newsletter RD

A escolha dos 28 pontos do ABC visitados pelas equipes foi estratégica. Ruas e avenidas movimentadas, nas regiões centrais dos municípios ou em frente a escolas e grandes centros comerciais tiveram prioridade. Nesta quinta-feira (24), durante evento regional de combate à dengue realizado em Diadema, o vice-presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, fez um balanço positivo do trabalho, mas ressaltou que a população precisa se engajar na luta por um trânsito mais seguro.

“Estamos investindo muito na Campanha Travessia Segura, que já está na mídia e nas ruas das sete cidades. Mas é preciso que a população também mude a sua postura em relação à travessia. O pedestre tem que se destacar nas faixas em que não há semáforo, fazendo o gesto para sinalizar a sua passagem e se fazendo respeitar pelos motoristas”, disse.

Campanha terá ações até o final do ano
 
A campanha Travessia Segura, realizada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, segue com atividades já programadas até o final do ano. A partir de outubro estão previstas intervenções dentro de escolas. E em novembro haverá novas equipes em cruzamentos com grande fluxo de pedestres e motoristas. 
 
A atividade acompanha o cronograma iniciado com divulgação na mídia impressa (51 anúncios em jornais e revistas), TVs (85 inserções) e rádios (156 inserções), em veículos regionais e de São Paulo. Nos próximos dias a campanha chegará também à mídia externa, com 122 busdoors e 116 outdoors.
 
Até dezembro prosseguirá também a promoção da Travessia Segura na internet e nas redes sociais. Desde o dia 17, foi também lançada a Fan Page da Travessia Segura e do Mister Mão, que será alimentada com informações sobre a campanha e dicas de trânsito (facebook.com/Travessia.MisterMao). A campanha tem caráter permanente e já tem reedições previstas para os próximos dois anos, conforme estabeleceu o Plano Plurianual (PPA) Regional Participativo 2014 – 2017, elaborado pelo Consórcio.
 
Segundo Andrea Brisida, do Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade do Consórcio Intermunicipal, a campanha toda vai consumir, durante este ano, R$ 5,5 milhões .
Realizada em outras oportunidades, a Travessia Segura contribuiu, no período entre 2010 e 2013, para reduzir as ocorrências de atropelamento em 16% na região.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes