Ministro é alvo de protesto em São Bernardo e Marinho se irrita

Servidores em greve protestaram contra ministro da Previdência (Foto: Tiago Oliveira)

Servidores do INSS protestaram contra o ministro da Previdência, Carlos Gabas, que visitou São Bernardo nesta terça-feira (15). A categoria está em greve há mais de dois meses. Gabas foi convidado pelo prefeito Luiz Marinho (PT) para a abertura do IV Encontro Municipal de Previdência dos Servidores e Aposentados, que ocorreu na Associação dos Funcionários Públicos.

Vestidos de coletes vermelhos e dispostos nas primeiras fileiras do auditório da Associação, os servidores interromperam o ministro durante seu discurso. “Gabas pelego, aqui não tem arrego”, gritaram. Em seguida, Marinho repreendeu os manifestantes. (veja o vídeo ao lado)

Newsletter RD

“Ô companheiro, por favor… Busca uma melancia pra ele pendurar no pescoço… Eu queria pedir respeito a vocês, por gentileza. Educação é o mínimo que se exige, vocês estão faltando com a educação. Sejam bem-vindos, mas por favor sentem e façam silêncio”, bradou o prefeito. “Se vocês não querem participar, se retirem”.

Os servidores só acalmaram os ânimos depois de terem a garantia de que falariam com o ministro. Após o evento, Gabas recebeu os manifestantes, que apresentaram a pauta de reivindicações.

CPMF e reforma
A visita a São Bernardo foi o primeiro evento público do ministro Carlos Gabas depois do anúncio do ajuste fiscal que visa cobrir o rombo no orçamento federal. A recriação da CPMF – ponto mais polêmico do pacote de medidas –, tem a ver diretamente com a Previdência, porque o dinheiro arrecadado com o imposto (R$ 32 bilhões) será destinado ao pagamento de aposentadorias e pensões.

A CPMF sofre forte resistência no Congresso, o que torna improvável a aprovação do imposto. “Imediatamente foi essa a alternativa de equilíbrio encontrada, que é essa nova CPMF. Nós acreditamos que é possível aprovar no Congresso. Todos nós sabemos das dificuldades da Previdência, é razoável que se aprove. Se não aprovar, vamos ter que buscar outra de forma de financiar”, afirma Carlos Gabas.

O Ministério da Previdência deve sofrer alterações até o final do mês por causa da reforma ministerial. A pasta será fundida com o Ministério do Trabalho, hoje comandada por Manoel Dias (PDT). A tendência é que Gabas, filiado ao PT, fique responsável pelo novo ministério que nascerá da junção das duas pastas.

Reivindicações
A paralisação dos servidores do INSS tem prejudicado milhares de pessoas que precisam de atendimento na Previdência. A categoria pede, entre outros itens, reposição salarial de 27% e abertura de concurso para contratação de 15 mil profissionais. “O concurso é necessário para dar pleno atendimento aos segurados, o número de funcionários é insuficiente”, defende Rita de Cássia Pinto, diretora da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde e Previdência.

Os trabalhadores realizarão nova assembleia nesta quarta-feira. A Justiça autorizou o governo a cortar o ponto de quem está com os braços cruzados. “O governo tem apresentado na mesa de negociações a proposta possível. Todo mundo está vendo a extensão da crise que estamos vivendo. Não é possível atender todos itens da pauta de uma categoria”, justifica Carlos Gabas.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes