Atletas do basquete feminino brigam por ouro no Pan

Jaqueline e Tássia querem mostrar trabalho duro em Toronto (Foto: Paula Lopes)

A ala Jaqueline de Paula Silvestre, a Jaque, 29 anos, e a armadora Tássia Carcavalli, 22, ambas atletas da equipe de basquete feminino do Santo André/Apaba, dizem que vão para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, de 16 a 20 de julho, com a finalidade única de trazerem a medalha de ouro para o Brasil. A lista de jogadoras da modalidade convocadas para representar o País na competição, e da qual elas fazem parte, foi divulgada na sexta-feira passada (22).

As andreenses têm mostrado bom desempenho e estiveram entre os destaques da última temporada da LBF (Liga de Basquete Feminino) 2014/2015, o que chamou a atenção do técnico Luiz Augusto Zanon para a convocação. As duas jogadoras serão fundamentais para o esquema tático da equipe, que conta com vários desfalques para a competição internacional e passa por um processo de renovação.

Newsletter RD

Fora a perda de quatro pivôs que disputam a liga profissional norte-americana – Nádia Colhado, Damiris Amaral, Érika de Souza e Clarissa dos Santos – o treinador terá de lidar com a ausência da armadora Adrianinha Moisés, que se aposentou após a competição da Turquia, em 2014, e da ala Tatiane Pacheco, submetida a uma cirurgia que a deixará afastada por seis meses.

Em entrevista ao RD, as duas dizem estar dispostas a trazer o ouro para o Brasil e, para isso, vão mostrar trabalho duro. “Se o treinador me convocou é porque eu mereço estar aqui e vou agarrar essa oportunidade com unhas e dentes”, afirma Jaque.

Nessa nova etapa, muitas convocadas são inexperientes ou estão em sua primeira convocação, o que aumenta a responsabilidade da ala, que é uma das veteranas da equipe. “Eu ainda me considero nova e não tenho muita experiência em competições internacionais, mas na hora do nervosismo eu posso ajudar a tranquilizar as mais novas”, explica a atleta.

Preparação

Em Campinas, o elenco fará trabalhos técnicos, treino de jogadas e condicionamento físico. Tássia conta que esse mês de concentração será importante para fazer os reparos finais no treinamento da equipe. “Muitas de nós já nos conhecemos por jogarmos no mesmo time e estamos entrosadas”, diz a armadora.

A apresentação do elenco está marcada para o dia 4 de junho (quinta-feira) no Noumi Plaza Hotel, em Campinas, no interior de São Paulo, onde o grupo realizará os treinamentos até o dia 6 de julho, em tempo integral, no Tênis Clube da cidade.

Confira a relação das convocadas para Toronto

Armadoras
Carina dos Santos Martins (ADC São Bernardo-SP)
Débora Fernandes da Costa (São José Desportivo-SP)
Tainá Mayara da Paixão (Uninassau/América Basquete Recife-PE)
Tássia Pereira de Souza Carcavalli (Basketball Santo André-SP)

Pivôs
Fabiana Caetano de Souza (ADCF Unimed Americana-SP)
Gilmara Justino (ADCF Unimed Americana-SP)
Karina da Silva Jacob (São José Desportivo-SP)
Kelly Santos Muller (Sport Club do Recife-PE)
Letícia Viviane Dias Rodrigues (Maranhão Basquete-MA)

Alas
Isabela Ramona Lyra Macedo (São José Desportivo-SP)
Jaqueline de Paula Silvestre (Basketball Santo André-SP)
Joice dos Santos Coelho (São José Desportivo-SP)
Leila Zabani (Basquete Jaraguá-SC)
Patrícia Teixeira Ribeiro (São José Desportivo-SP)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes