De olho nas Olimpíadas, atletas treinam para Paulista de atletismo

Atleta Jéssica dos Reis treina pra salto em distância.

Neste sábado (14), a partir das 8h30, São Bernardo começa a sediar o primeiro Campeonato Paulista de Atletismo de 2015, competição que pode render frutos para as Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro. O torneio acontece durante todo final de semana, no Complexo de Excelência em Atletismo Professor Osvaldo Terra da Silva, em São Bernardo. Organizado pela Federação Paulista de Atletismo, o campeonato abrange as categorias Menor, Juvenil e Adulto. Desde a manhã do sábado, as provas de 5.000m rasos, arremesso de peso, salto em altura e distância e lançamento de ordem vão percorrer até as 16h30 do domingo. A reportagem do RD foi até o treinamento da equipe ASA São Bernardo, local da competição, para mostrar a preparação dos atletas.

Esperançosa por uma vaga nas Olimpíadas do ano que vem, Jéssica dos Reis está confiante para a competição estadual. “Sempre esperamos um bom resultado. Nem precisa ser o melhor, mas a melhor marca é o que aguardamos”, diz a atleta do salto em distância de 21 anos.

Newsletter RD

Campeã Pan-Americana, terceiro lugar no Campeonato Mundial juvenil de 2012 e títulos nacionais e sul-americanos, Jéssica já está com o pensamento olímpico em 2016 e também no Pan, realizado esse ano em Toronto, no Canadá. “São muitos atletas e todos têm grandes chances, mas eu estou aqui para brigar por uma vaga”, confessa. Além da competição da América do Sul, Jéssica ainda pode disputar este ano o torneio da FAB (Força Aérea Brasileira), além de torneios universitários.

Jefferson Carvalho, de 19 anos, também tem expectativa para o Campeonato Paulista de Atletismo. Além do salto em distância, o atletas vai disputar pelo salto com barreiras de 110m e lançamento do dardo. “Venho de uma semana muito boa. Treino forte e vamos esperar para ver o resultado”, comenta.

Com currículo invejável, Jefferson foi campeão Sul-Americano em 2012, terceiro colocado no Pan Americano em 2013 e ano passado participou do Mundial, nos Estados Unidos. “Em 2015 estou focado na competição que acontece no Canadá. São necessários 8 mil pontos no ranking geral para se classificar, já estou com 7.300”, explica.

Recuperação

Dois anos sem atuar, Gabriela Oliveira não vê a hora de voltar a competir. E isso já tem data marcada. Será neste final de semana, no Campeonato Paulista de Atletismo. Gabriela contundiu o posterior e o adutor da perna esquerda em 2013. No ano passado tentou voltar e machucou os mesmos músculos da perna direita. “É muito ruim ficar de fora. Nessas duas temporadas perdi as principais competições. Nesse ano tem Pan na minha categoria e espero alcançar o índice”, acredita a competidora de 18 anos.

Para a equipe se dar bem, o ASA São Bernardo conta com a técnica Luciana Alves dos Santos. A treinadora comanda os treinos de Gabriela e Jéssica e conta com o passado para passar às meninas: 15 Sul-Americanos, 20 Brasileiros, duas Olimpíadas e cinco Mundiais, algumas das competições conquistadas pela ex-atleta. “Essa competição do final de semana é mais para início da temporada. É a primeira do ano e vamos usar muito para treinar”, confirma Luciana, que vive a expectativa para as Olimpíadas 2016. “Esse é o foco da Jéssica para o ano que vem. Há três anos convivemos com esse ano olímpico e estamos projetados para chegar à competição”, garante.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes