ELT faz 25 anos com estreia de espetáculo

Estreia neste sábado (14), às 20h30, no Teatro Conchita de Moraes, em Santo André, a peça Aporia 23ºS 46ºO, espetáculo que abre as comemorações dos 25 anos da ELT (Escola Livre de Teatro). A obra, com direção de Vinícius Torres, conta um pouco sobre as dificuldades vividas pela escola, cuja história se entrelaça com a do próprio espaço teatral onde ela está sediada.

Segundo Torres, a trajetória da escola é de muita luta e dedicação. Como exemplo ele cita o ano de 2013, quando a ELT passou por um período turbulento no qual a Prefeitura de Santo André fechou a escola sem aviso prévio e sem nenhuma perspectiva de que o local voltaria a funcionar.

Newsletter RD

A obra, com direção de Vinícius Torres, conta um pouco sobre as dificuldades vividas pela escola (Foto: Divulgação)

 

Na ocasião, houve protestos de grandes nomes da dramaturgia brasileira, como Caio Blat e Bruno Gagliasso, para a reabertura e pagamento de salários atrasados de professores. “O episódio aconteceu em outra gestão. A situação ainda não está normalizada, mas é a condição na qual a cultura se encontra”, lamenta. O diretor ainda explica que o orçamento do município é muito baixo e outras demandas de investimento acabam sendo priorizadas.

A peça retrata as dificuldades que alunos e professores passaram dentro deste contexto, ao longo dos anos, de falta de investimentos, assim como trabalhadores responsáveis pela reforma de um teatro abandonado passaram a ocupar o espaço. “Ela carrega esse amor pela ELT. Esse espaço destruído é um pouco do que acontece. Essa estrutura muito precária, com pouco recurso. Mas a dedicação daqueles que a integram consegue fazer coisas preciosas aqui”, diz. Atualmente a ELT passa por reforma nas tubulações que estouraram com as chuvas. “Ainda não é a reforma que a escola precisa”, avisa

Formação

Para Torres, a educação não é somente para passar no vestibular. A sociedade precisa acreditar nos espaços de formação artística. “A gente não precisa mais de pessoas educadas só matematicamente, mas de corações sensíveis”, diz. “Eu acho que uma escola de arte é um polo que dissemina corações sensíveis para todas as questões, sociais e afetivas”, completa.
A peça é apenas uma parte das comemorações dos 25 anos da ELT, que continuam no segundo semestre de 2015. Os eventos estão sendo preparados junto com a Secretaria de Cultura e, além de espetáculos, envolvem algumas palestras.

O espetáculo Aporia 23ºS 46º fica em cartaz por dois meses. As apresentações acontecem todos os sábados e domingos, sempre às 20h30, até o dia 31 de maio. As entradas são gratuitas. O Teatro Conchita de Moraes fica na praça Rui Barbosa, 12, Santa Terezinha, em Santo André.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes