Agenda Geral: IBGE divulga produção industrial

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga, sales às 9h30, a Pesquisa Industrial Mensal: Produção Física – Brasil de abril.

Confira outros destaques do dia:

Newsletter RD

Copom/Reunião – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) começa a sua 127ª reunião, que será concluída amanhã com o anúncio da nova taxa básica (Selic) de juros. A taxa atual está em 12,50%, e a expectativa é de que haja um corte de 0,50 ponto porcentual.

Lula/Agenda – No terceiro e último dia de sua visita à Índia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem reuniões com empresários locais, no Hotel Taj Mahal. Lula também se encontra com Sonia Ghandi, presidente do Partido do Congresso e da Coligação United Progressive Alliance, e com representantes da comunidade brasileira, na Embaixada do Brasil. No final da tarde, o presidente embarca para Berlim.

Tesouro/Secretário – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o novo secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, participam, às 15h, no ministério, de entrevista coletiva. O secretário demissionário, Tarcísio Godoy, também vai estar presente.

Fórum/Previdência – O Fórum da Previdência, criado pelo governo, faz a primeira reunião da segunda etapa de discussões. Serão debatidos temas apresentados na primeira etapa: assistência social, Previdência, pobreza e distribuição de renda, financiamento da Previdência; Previdência do funcionalismo, modelos de gestão previdenciária; e diagnóstico da Previdência Social no Brasil.

Senado/Tuma – O corregedor do Senado, senador Romeu Tuma (DEM-SP), marcou para as 16 horas o depoimento prévio do lobista Cláudio Gontijo, da empreiteira Mendes Júnior, que teria feito, em nome do presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), pagamento de pensão à jornalista Mônica Veloso, com quem Calheiros tem uma filha. O depoimento prévio seria ontem, mas foi adiado porque Tuma teve uma crise de hipertensão e se internou, em observação, no Instituto do Coração (Incor) em São Paulo. Tuma quer ouvir o lobista para fechar um relatório da pré-investigação da representação do PSOL contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Renan/Conselho – O Conselho de Ética do Senado se reúne para tratar da representação do PSOL contra o presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), por suposta quebra de decoro parlamentar.

Câmara/Corrupção – Na Câmara, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar apresenta à Mesa Diretora sugestões de medidas de combate à corrupção. O presidente do conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), deve encaminhar as propostas ao presidente da Casa, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP). Izar adiantou que defenderá, entre outras medidas, a extinção das emendas de bancada ao Orçamento, porque elas permitem a apresentação de propostas voltadas para interesses de empresas privadas.

CPI/Câmara – A comissão parlamentar de inquérito (CPI) em andamento na Câmara sobre a crise no setor aéreo ouve, a partir das 9 horas, depoimento do diretor-presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado. Depois, às 13 horas, a CPI ouve o presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), José Márcio Monsão Mollo.

Câmara/Plenário– O plenário da Câmara deve votar a Medida Provisória 364, que abre crédito extraordinário de R$ 1,7 bilhão para os ministérios da Educação, da Justiça, dos Transportes e das Cidades.

Conab/Safra– A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulga hoje o nono levantamento da safra de grãos 2006/07. A pesquisa vai trazer os primeiros números das culturas de inverno da safra 2007/08, como trigo, aveia, centeio e cevada.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes