Presidente do PPS duvida da aliança Alex/Orlando

Lima fez duras críticas à composição da aliança Alex e Orlando.

O presidente do PPS de São Bernardo, vereador Marcelo Lima, fez duras críticas à composição da aliança que causou maior impacto no xadrez político regional: a união entre os deputados Alex Manente (PPS) e Orlando Morando (PSDB) para a disputa do próximo dia 5 de outubro.

Como a dupla pleiteará pela primeira vez cargos eletivos diferentes – Alex federal e Orlando estadual -, parte de seus apoiadores em São Bernardo e São Caetano pediu votos aos dois que, inclusive, saíram juntos em fotos. Fato considerado utópico até pouco tempo pelo grau de acirramento nas disputas que ambos travaram.

Newsletter RD

“Eu não sei qual foi a mágica que fez os dois se unirem. Mas, particularmente, não acredito que essa aliança possa chegar até o dia 5 de outubro”, disse Marcelo Lima.

O dirigente do PPS local será oficializado também como candidato a deputado estadual. Nos bastidores, comenta-se que a declaração de Lima tenha sido motivada pela frustração de não dobrar sozinho – como gostaria – com Manente pelo PPS. A avaliação é que a aliança Orlando/Alex prejudica a conquista de votos de Lima na raia estadual.

“A vaidade não deixará os dois chegarem juntos na disputa de 2016”, duvida Marcelo Lima, a respeito da unidade da oposição – em uma candidatura ou em um eventual segundo turno – na corrida sucessória municipal de Luiz Marinho (PT).

Ruído interno

Marcelo foi o primeiro a criticar publicamente a aliança. A fala dele, embora contaminada por também ser candidato envolvido no pleito, ganha destaque pelo fato de o mesmo ser o presidente do partido e deixar transparecer o ruído interno na fileira popular-socialista que a dobrada causou.

“Ainda vou conversar com o Manente, pois não falei com ele nos últimos tempos. Mas vamos dialogar, até porque temos de definir detalhes da nossa convenção no próximo dia 29 de junho”, explicou Marcelo Lima. Alex Manente e Orlando Morando não foram localizados para comentar o assunto.

Na oportunidade do anúncio da dobrada, Orlando e Alex ressaltaram os benefícios da aliança. “Eu e o Orlando somos os parlamentares mais atuantes de São Bernardo e nós já ouvíamos nas ruas o pedido dessa parceria. E ter o apoio dos vereadores é fundamental para que essa aliança seja fortalecida”, comentou Alex.

Orlando também endossou. “Essa parceria é importante ao fato que não vamos concorrer aos mesmos cargos. Se não fizéssemos isso, entendo que iríamos contrariar os nossos aliados políticos e a própria população. Além disso, essa aliança vai fortalecer a oposição em São Bernardo”, disse Morando.

Os dois deputados estaduais são os parlamentares com maior votação na região em 2010. Orlando Morando conquistou 107.430 votos (138.630 no total) e Alex Manente, 96.663 (114.714 no total). A parceria entre Alex e Morando teve início em abril deste ano, em São Caetano, numa aliança selada junto aos vereadores Fábio Palácio e Beto Vidoski.

“Volta Dib” é descartado

O vereador Marcelo Lima declarou que em algumas visitas feitas tem ouvido pedidos de alguns eleitores para um eventual volta Dib. “Essas pessoas dizem que eram felizes e não sabiam”, disse Lima.

O ex-prefeito William Dib, hoje deputado federal, já anunciou que não tentará se reeleger para o cargo em Brasília. Circula no bastidor, como antecipado pelo RD, que, apesar da rusga histórica entre Dib e o PT em São Bernardo, ele tende a apoiar o nome do petista Cândido Vacarezza para deputado federal.

Dib também não foi localizado para comentar o assunto.

A aliança Orlando Morando e Alex Manente, em São Bernardo, tem o apoio de quatro vereadores. Os tucanos Hiroyuki Minami e Juarez Tudo Azul, além do crivo dos populares-socialistas Estevão Camolesi e Oswaldo Camargo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes