Bairro Campestre terá Centro de Reabilitação

Centro Comunitário do bairro Campestre vai abrigar novo Centro de Reabilitação. Foto: Pedro Diogo

O bairro Campestre, em Santo André, vai abrigar um Centro Especializado de Reabilitação (CER). A obra é uma das principais promessas da gestão Carlos Grana (PT) na área da Saúde, fruto de parceria da Administração com o governo federal.

A área que vai receber a unidade abriga hoje o Centro Comunitário Campestre, na rua Vitória Régia, em frente à Paróquia São Judas Tadeu. A verba necessária para a construção – R$ 5 milhões –, já está garantida. “Nós fomos bem-sucedidos, pegamos recursos, e no prazo de 1 ano e 8 meses a obra estará disponível para a população”, afirma o secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte, em entrevista ao RD.

Newsletter RD

O lançamento da pedra fundamental vai acontecer nesta terça-feira (29).

A cidade já conta com Centro de Reabilitação municipal, mas que não dá conta da demanda da cidade. Entre as vantagens do novo CER será a possibilidade de fabricação de próteses para portadores de necessidades especiais.

O Ministério da Saúde envia para cada município o projeto arquitetônico dos CERs, mas cada cidade tem autonomia para fazer alterações que julgar necessárias.

No caso de Santo André, a prefeitura vai adaptar a unidade para que parte dos equipamentos que integram o Centro Comunitário Campestre continue em funcionamento.

Os centros de reabilitação do Ministério da Saúde visam a reabilitação física, visual, auditiva e intelectual. Pessoas que sofreram AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou ficaram com mobilidade reduzida devido a doenças ou acidentes são alguns dos inúmeros exemplos de pacientes que serão beneficiados pelo CER.

Hospital da Vila Luzita sai em 2016

A Santo André prevê inaugurar no segundo semestre de 2016 as obras do Hospital da Vila Luzita, que tiveram início em 2011. A unidade cumprirá a função de absorver parte dos pacientes que hoje são atendidos pelo Centro Hospitalar Municipal.

“Será um hospital de apoio ao CHM. Vamos poder destinar o Centro Hospitalar para os casos mais graves e o Hospital da Vila Luzita vai dar suporte para os casos que necessitam de atendimento menos complexo. A unidade vai remodelar nossa rede”, avalia o secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte. Serão 75 leitos no total.

Outro projeto em curso é a reforma do pronto-socorro do CHM, que depende de verbas estaduais para sair do papel. O município pede R$ 7,6 milhões ao Estado para viabilizar a obra.

“Para assumir um projeto do porte, o município sozinho vai ter muita dificuldade. Mas não tenho dúvida que o secretário estadual da Saúde, David Uip, vai ter sensibilidade e o projeto será aprovado, com certeza”, acredita Homero.

A agenda de Santo André com o Estado vai além do projeto de reforma do PS do Centro Hospitalar. A cidade ainda aguarda a realização de promessas do governo Alckmin que ainda não se tornaram realidade: a instalação de um centro de referência do idoso e de uma unidade da rede de reabilitação Lucy Montoro.

Novas UPAs
Santo André possui hoje três unidades de pronto atendimento (UPAs), no Sacadura Cabral, no Centro e Jardim Santo André. Três pronto-atendimentos (PAs) serão adaptados para também funcionar como UPAs: Bangu, Vila Luzita e PA Central.

As duas UPAs que serão construídas serão instaladas no Capuava/Jardim Rina e Cidade São Jorge/Centreville. A unidade do Capuava começa a ser erguida neste ano e será entregue no primeiro semestre de 2015. Já o equipamento do Centreville começa a ser construído em 2015, com previsão de término em 2016.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes