Ônibus da Saúde volta a circular em São Caetano

Rede municipal de saúde terá transporte exclusivo para os pacientes da cidade / Foto: Banco de Dados

O primeiro ato do novo secretário de Saúde de São Caetano, Mário Chekin, que assumiu nesta quinta-feira (5), ocorre já a partir de segunda (10): o retorno do Circular da Saúde, ônibus que percorre gratuitamente o itinerário dos equipamentos públicos da cidade.

O secretário diz que a medida é imediata. “Queremos já na segunda-feira colocar em prática”, diz. Segundo Chekin, não haverá custo extra para a Prefeitura.

Newsletter RD

Por meio de nota, a assessoria do Palácio da Cerâmica informa que os dois veículos que integram a frota necessitam de verificação para assegurar o conforto e segurança dos pacientes.

O serviço foi interrompido em 2013 por conta das dificuldades financeiras alegadas pelo prefeito Paulo Pinheiro, apesar de o secretário não pontuar a questão como justificativa para a interrupção do serviço.

O objetivo inicial do Ônibus da Saúde é transitar entre os próprios equipamentos de saúde do município. Antigamente, o coletivo, com capacidade para 24 passageiros, fazia o trajeto intermunicipal e percorria uma velocidade de 50 km por hora, a partir das 7h. O coletivo deve utilizado por pacientes que possuem consultas agendadas em um dos 15 postos de saúde da cidade.

Redução na espera

Chekin também pretende diminuir pela metade, ainda neste semestre, o tempo de espera para marcação de consultas e exames, que atualmente chega até seis meses. “Vamos adotar medidas administrativas internas para otimizar o serviço e a humanização dos pacientes com treinamento e aperfeiçoamento dos funcionários da nossa rede”, explica o secretário.

Mudança nas UBSs

O novo secretário também promoverá este ano a mudança nas unidades básicas de saúde. Para melhorar o atendimento da rede, o objetivo é transformar cinco das 15 UBSs em Centro de Especialidades. “Essa ideia está em processo de estudo e as definições ocorrerão nas próximas semanas”, destaca o secretário.

Com as mudanças, o paciente recorrerá ao serviço de pronto-atendimento na UBS, porta de entrada da rede pública de saúde. A UBS fará o encaminhamento, dependendo do diagnóstico do paciente, para o hospital ou Centro de Especialidades.

Secretaria Estadual faz vistoria a hospital

Comitiva da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, liderada por Geraldo Reple Sobrinho, coordenador de Serviços de Saúde do órgão estadual, esteve no Hospital São Caetano, nesta quinta-feira (5) para uma vistoria técnica do espaço.

A partir da visita, ocorre o início das tramitações legais no intuito de que a unidade seja transformada num hospital de modelo estruturante, com competência no atendimento terciário.

A vistoria foi acompanhada pelo prefeito Paulo Pinheiro, pelos secretários municipais de Saúde e de Governo, Mario Chekin e Sallum Kalil Neto, respectivamente, parte do corpo técnico do hospital e vereadores.

Andar por andar, sala por sala, a delegação analisou, minuciosamente, todas as dependências do hospital, e observou cada detalhe da histórica instituição, um dos marcos da saúde do ABC. “Nós estamos constantemente em busca de soluções para tornar o local novamente referência em saúde”, destacou prefeito Paulo Pinheiro. “Esse é um projeto a ser desenvolvido em médio prazo”, informou Geraldo Reple Sobrinho.

O hospital terá custo zero para São Caetano. A reforma e o custeio de manutenção serão absorvidos pelos cofres dos governos estadual e federal.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes