Ramalhão aposta na garotada

Presidente quer o Ramalhão na elite do futebol Paulista. Foto: Rodrigo Lima

O Esporte Clube Santo André vai apostar na base em 2014. Mesmo com a má atuação na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a nova diretoria investirá em garotos. Neste ano, o clube jogará a série A2 do Campeonato Paulista, e para o presidente Jairo Livólis, um velho conhecido da torcida, o segredo está na meninada. “Temos de voltar às nossas origens, vamos apostar mais na base com a volta do projeto Jovem Santo André, esse foi o responsável pelas grandes conquistas que tivemos”, afirma o novo presidente do clube. Leia na íntegra a entrevista com o cartola andreense, disponível também no RDtv – www.reporterdiario.com.br

RD: O clube que estreia neste sábado (25), na série A2 contra o Guaratinguetá, não está numa boa fase. O que dizer deste momento da equipe?

Newsletter RD

Jairo Livólis: Estamos num processo de recuperar o clube nas competições estaduais e nacionais. Nosso objetivo nesse ano está voltado ao retorno da equipe para a série A1 do Campeonato Paulista. A partir daí vamos fazer novos investimentos, para voltar a ver o Santo André na elite, na Copa do Brasil e ganhar títulos.

RD: Você esteve na presidência do Ramalhão, lá ganhou o título mais importante da história do clube, que foi a Copa do Brasil. O que repetir e o que mudar, daqueles 14 anos?

Jairo Livólis: O que conquistamos lá atrás, para repetir será uma tarefa dura, árdua e difícil. Mas temos de começar com o acesso para a série A1 do Paulista, se não estivermos na elite do futebol de São Paulo, não podemos pretender coisas mais importantes. Em paralelo, nós voltamos a investir no projeto Jovem Santo André, lá atrás ele foi o responsável pelas grandes conquistas que tivemos. No título da Copa do Brasil, metade do grupo de atletas era formada em casa. Hoje não temos nenhum jogador formado no clube. São jogadores que hoje formados aqui dentro, amanhã pode se tornar receita para o clube.

RD: O clube foi eliminado da Copa São Paulo. Mesmo com a má atuação, pode subir algum jogador para o profissional?

Jairo Livólis: Ainda não subiu ninguém, apenas três atletas foram convocados para a pré-temporada. Fizeram uma competição muito fraca, o grupo de atletas foi insuficiente para o que nós pensamos e precisamos. Vamos ter de investir muito em novos talentos esse ano, dos que temos em casa, apenas três atletas vão ser avaliados, mas é muito pouco.

RD: Na antiga gestão, o ex-presidente Celso Luiz de Almeida firmou parceria com a Saged. Você acha que essa parceria foi ruim?

Jairo Livólis: Teve um lado bom e outro ruim. O bom é que a parceria surgiu, quando o Santo André necessitava de recursos financeiros, para se sustentar na série B do Brasileiro, com objetivos de subir para série A. O ruim foi que depois de cinco anos do projeto Saged, houve distanciamento do que se pretendia e do que na prática aconteceu. Essa brecha levou a perda de produção da empresa, e o resultado final foi ruim, com o Santo André na série D do nacional e na série A2 do Paulista.

RD: Com você no comando da gestão, há alguma parceria em vista?

Jairo Livólis: Parceria nós não temos. Apenas contrato de patrocínio com o Hospital Brasil, e estamos na busca de um segundo patrocínio. Temos como parceiro importantíssimo, o prefeito Carlos Grana, ele que está determinado a participar e ajudar nesse projeto do Santo André, também está na reconstrução do estádio Bruno José Daniel que foi demolido lá atrás.

RD: Dia 10, o Santo André fez amistoso contra o São Bernardo, e não acabou bem. O que houve?

Jairo Livólis: O que aconteceu foi algo comum no futebol. Com a ascensão do São Bernardo, a rivalidade entre os três clubes do ABC volta. O que eu condeno é a agressão e a briga quase campal que houve no treino. Lamentável o jogo acabar com 30 minutos, algo que seria importante para as duas equipes. Mas o torcedor tem de saber que essa equipe jogou, tem muita garra e vai com muita vontade neste ano.

RD: O Santo André já apresentou 10 reforços para esta temporada. Vai buscar mais nomes no mercado?

Jairo Livólis: Não. Estão encerradas as contratações, a menos que alguém se machuque, ou apareça uma boa oportunidade. Esse é o grupo que vai disputar o Paulista, e vai trazer o Santo André para elite.

RD: Dentro do grupo há dois jogadores experientes, Marcinho Guerreiro e Nunes, no que esses jogadores podem acrescentar na disputa da série A2?

Jairo Livólis: Nós queríamos um volante experiente, e fomos atrás do Marcinho Guerreiro, um atleta importante no setor de meio campo. O Nunes, que foi revelado pelo Santo André é o centroavante perfeito para as necessidades do clube, já jogou todas as divisões, um jogador valente e que tem o espírito do Ramalhão.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes